Rosa dos ventos

Direção. Essa é uma palavra que faz parte da vida do homem. Aliás... faz parte das nossas vidas não é? E para toda direção há um destino. Para se cumprir um destino é necessário cumprir uma missão. Do jeito que estou descrevendo parece algo meio mitológico certo? Pois é, mas em toda a história, mitologia ou não, existiram missões. Desde os primórdios a missão essencial para o homem foi evoluir, evoluir e evoluir. Foi assim com os nossos antepassados nos tempos da cavernas, onde tivemos invenções essenciais para nós como a roda e tantas outras coisas. Mais adiante tivemos outra evolução, dessa vez nas religiões, Jesus Cristo se fez carne e habitou entre os homens revelando ao mundo seu amor e a grandeza de seu pai... Deus. Mais uma evolução para nós. Passado muito tempo (Evito datas pra não causar confusões, vocês vão entender o motivo), pulamos ao período medieval onde uma missão tomou conta do cenário. Evolução, invenções, grandes gênios e pensadores trouxeram à tona segredos para a humanidade. Leonardo Da Vinci com sua engenhosidade mostrou ao mundo algo que nunca antes fora visto, mecanismos e dispositivos capazes de voar, flutuar e até fazer cálculos. A evolução seguiu até os nossos dias e juntamente com ela os problemas. Afinal a cada nova solução que se cria surge um novo problema . Se descobrimos a cura para um mau hoje, surgem outras dez novas doenças. Enfim... Ah sim! O tema central... Bom falando em direções e destinos o título é bem sugestivo A rosa-dos-ventos é uma figura que mostra a orientação das direções cardeais num mapa ou carta náutica. A utilização de rosas-dos-ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais... Detalhe que para cada ponto cardeal existem variações. Os quatro pontos cardeais principais são: Norte, Sul , Este ou Leste e Oeste .Há também quatro pontos colaterais; Nordeste , Sudeste , Noroeste e Sudoeste.Finalmente, oito pontos subcolaterais; Norte-nordeste , Leste-nordeste , Leste-sudeste , Sul-sudeste , Sul-sudoeste , Oeste-sudoeste , Oeste-noroeste e Norte-noroeste (entenderam o porque não usei datas?) Quantas variações! A nossa vida é assim. Escolhemos as direções e até o caminho a seguir na nossa cartografia pessoal, mas mesmo quando achamos que um ponto cardeal nos levará a um único destino, nos esquecemos das variações que cada um deles nos oferece.. Ter uma única direção pode nos passar segurança e certeza na vida, mas reduz em muito as nossas possibilidades de escaparmos de falhas. Se por exemplo seguirmos apenas um caminho na nossa vida profissional, podemos até alcançar nosso objetivo esperado, mas se surgir alguma falha no processo, está tudo acabado...A não ser que você tenha outras opções e estratégias a seguir. Por isso digo: Respeite a cartografia da vida, mas trace outros caminhos pra você! Mesmo que esses caminhos sejam distintos, você poderá precisar de um atalho. Lembre-se: Atalhos podem até resultar na mesma direção, mas as trajetórias e muitas das vezes os terrenos são diferentes.

Diegus
Enviado por Diegus em 27/04/2009
Código do texto: T1562851
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.