Será que Deus predestina o comportamento das pessoas por meio do DNA?

  
  Algumas citações bíblicas fazem muitos crentes pensarem ser predestinados por Deus para executarem determinadas tarefas. Chamados, unções e comissões. Outros, crentes ou não, passam a se guiar pela doutrina do destino. Não importa o que façam, serão sempre surpreendidos por ele. Não tem capacidade de alterá-lo. 

   " Eu vos tenho amado, diz o SENHOR. Mas vós dizeis: Em que nos tem amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse o SENHOR; todavia amei a Jacó,
    E odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto." Malaquias 1:2,3

    Esses versículos de Malaquias são um exemplo. Deus certamente podia conhecer o DNA de Esaú, observar seu coração em relação à sua condição espiritual e ir até além da nossa compreensão. Mas, será que por isso, podemos dizer que Deus nos predestina através do nosso DNA?
    Analisemos primeiro sobre o que é DNA. A wikipedia explica:

    "O ácido desoxirribonucleico (ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês: deoxyribonucleic acid ), é um compostoorgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da seqüência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética."

    "Em genética, hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução."

    "A informação genética é transmitida através dos genes, porções de informação contida no DNA dos indivíduos sob a forma de sequências de nucleótidos. Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual. A hereditariedade especifica é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie. A hereditariedade individual designa o conjunto de agentes genéticos que actuam sobre os traços e características próprios do individuo que o tornam um ser diferente de todos os outros."

    "Muitos aspectos da forma do corpo, do funcionamento dos órgãos e dos comportamentos dos animais e dos seres humanos são transmitidos por hereditariedade. Muitas das nossas características, quer em termos da nossa constituição física, quer em termos do nosso comportamento, são herdadas, já nascem connosco."

    "Cromossomas, ADN e genes são os agentes responsáveis pela transmissão das características genéticas."



    Com base nessas informações seria muito fácil concluirmos que Deus, o criador do genoma humano e de todas as outras coisas que mal conseguimos entender, também sabe 'ler' o DNA, portanto, saberia que tipo de pessoas seremos quando ficarmos mais velhos, ou qual será nossa reação diante de "x" circunstâncias. Certo? Talvez. Pensemos no seguinte. Muitas pessoas nascem em berços católicos e depois se tornam protestantes. O inverso também acontece com frequência. Não poucas vezes, o indivíduo se desvirtua de vez, acabando no que os crentes chamam de "mundo".
    Casos bem diferentes combatem essa teoria. Incontáveis legiões de servos de Deus já foram bandidos, usuários de drogas e coisa pior. As igrejas, todas, sem exceção, fazem questão de exibí-los como se fossem seus troféus. Suas consecuções religiosas. Sua doutrina única e salvadora. Mas, essa não é a questão do momento. O fato que não se altera é o seguinte: Como alguém comandado pelo destino ou pelo seu DNA, ou pela informação contida neste, poderia mudar tão drasticamente sua vida com a simples força de vontade ou determinação de agradar a Deus, ou a si próprio, nos casos inversos?
    Já que é assim, poderíamos também procurar a cura para doenças com base na força do pensamento, o que já é uma teoria bem firmada, embora ainda não concretizada pela ciência, e resolver metade dos problemas da humanidade. Mas, sabemos que não funciona dessa maneira.
    Deus não predestina ninguém, não predestinou Esaú, Faraó ou quem quer que fosse. Deus, de acordo com esse livro, a Bíblia, tido como sagrado para muitos, tem o poder de prever o futuro, de ler os genes de suas criações e saber detalhes que nenhum humano pode ter conhecimento, antes mesmo do nascimento. 

    "Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente."( Salmo 71:6 ) 
    "Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe." ( Salmo 139:13 )

   
    A atitude de Esaú, no decorrer de sua vida, mostrou ser sem arrependimento com respeito ao materialismo. Deus poderia prever sua genética, mas preferiu não fazê-lo. Apenas observou sua atitude de coração. Deus usa seu poder de predeterminação de maneira seletiva.
    Como explicar, com base nesse livro cristão, as mudanças de atitude  das pessoas, levando em conta o estudo científico já embasado?
        "E acontecerá em toda a terra, diz o SENHOR, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela."
    "E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus." ( Zacarias 13; 8, 9 )

    A resposta da Bíblia é: refinação. Do hebraico "צריפה ", que envolve fervura do ouro, da prata ou de qualquer outro metal, para eliminar a escória. Se houver chumbo com ouro, por exemplo, as impurezas podem ser eliminadas como escória por fundição. Mas o ouro permaneceria inutilizável, devido as diferenças atômicas. Com a copelação, ou seja, uma fervura lenta, elimina-se a escória sem prejudicar o resultado final da fusão dos metais.
    A Bíblia usa esse termo, comparando apropriadamente, a transformação das personalidades dos servos de Deus com um processo de refinação. Provas ardentes testam e refinam os seguidores de pelo menos duas formas. As mais duras e descaradas, como a perseguição. E a outra sendo mais discreta e, diga-se de passagem, mais eficaz, relacionamentos entre irmão da mesma fé. Por incrível que possa aprecer, esse é um grande problea dentro da maioria das igrejas contemporâneas. As provas de fogo, fazem com que os cristão testem as qualidades que vem aprendendo a desenvolver no decorrer de seu ministério, amor, autodomínio, perseverança e por aí vai. 
    A medida que são "fervidos", expelem as escórias, ou qualidades ruins, e vestem a nova personalidade, aprimorada pelo seu estudo constante da Bíblia. Daí a importancia de se manter ativo na leitura diária desse livro tão precioso. Tarefa essa que muitos, inclusive líderes, deixam a desejar.
    Espero que tenha ficado claro o ponto de vista de que, de acordo com a Bíblia, Deus, de maneira alguma predetermina, mesmo que pelo DNA, qual vai ser o futuro das pessoas. Deixa isso por elas mesmas. Apenas analisa seu coração. Nós escolhemos o que vamos fazer, do que vamos gostar ou do que desejamos repelir, claro que nossa escolha se limita ao que já está determinado nos genes. Mas não é um limite irrestrito. Esse limite tem um limite. Vale muito o que estiver na hora, no nosso momento. Nossos desejos atuais podem ou não concordar com as tarefas que realizaremos no futuro. O fato é que, temos escolha. Sempre teremos. Isso, por si só, já faz valer à pena viver.


Abraço a todos....


Prima
Enviado por Prima em 30/04/2009
Código do texto: T1569106
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.