Altamiro de Moura Pacheco - O Gigante de Goiás

Todas as vezes que me disponho a escrever sobre algum assunto, meu objetivo seria torná-lo mais conhecido, atingindo maior número de leitores, e, como conseqüência, sempre surge em minha imaginação a pergunta, será que valerá a pena? No caso presente vale e muito, pois pretendo prestar singela homenagem a uma figura humana das mais expressivas de Goiás, que se doou de corpo e alma em benefício do próximo, destacando-se ainda de forma gigantesca no alavancamento do processo sócio-econômico do estado de Goiás, além ainda de ter colaborado positivamente para a implantação de Brasília no planalto central, pois fora ele quem presidira a Comissão de Desapropriação de Terras do quadrilátero onde Brasília seria edificada. Conta-se que atuou junto a mais de 80 fazendeiros no sentido deles venderem suas terras para a consolidação da nova capital do Brasil. Segundo registros históricos essas incursões juntos a esses fazendeiros eram realizadas montado em cavalo, pois não havia estradas de rodagem. Refiro-me à pessoa iluminada do médico, Doutor Altamiro de Moura Pacheco, considerado por muitos goianos e por mim também como o maior benemérito nascido em Goiás.

Não há como dissociá-lo da história contemporânea de Goiânia e Brasília, tal sua contribuição ao desenvolvimento dessas duas cidades do centro-oeste brasileiro. Seu sagrado nome deverá ser lembrado por todas as gerações de goianos e brasilienses de todas as épocas. Foram inúmeras as doações (passa de 50) que este cidadão fizera ainda em vida. Como o espaço é exíguo, atenho-me a citar algumas dessas relevâncias, tais como, a doação do terreno para construção do aeroporto Santa Genoveva em Goiânia, cujo nome foi dado em homenagem à mãe do Doutor Altamiro, Dona Maria Genoveva de Moura Pacheco. Outra não menos importante, foi a doação de sua residência(sobrado) com cláusula “post mortem” para a Academia Goiana de Letras com móveis finos e extensa biblioteca, localizada na Avenida Araguaia esquina com Rua 15 em Goiânia. Doou também uma quantidade de terras para instalação do quartel do Exército brasileiro em Goiânia. Em suma, quase tudo que existe de bom em Goiânia, certamente encontraremos os sinais da mão benfeitora desse grande brasileiro e cidadão goiano da mais alta estirpe.

Esse gigante de Goiás nasceu na cidade de Bela Vista em Goiás no dia 15 de março de 1896 e faleceu em Goiânia no dia 10 de junho de 1996, após ter completado os 100 anos de idade. Dado a importância desse vulto de nossa história, gostaria de sugerir, à quem de direito, a inclusão de sua biografia nos currículos escolares das escolas, ensejando que as crianças goianas já em tenra idade tomassem conhecimento desse luminar, orgulho de todos nós, goianos.

Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 01/05/2009
Código do texto: T1570625
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.