Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Cão com nome de gato


Era uma vez um cão com nome de gato famoso: Tom. 
De porte pequeno, pelo malhado de branco e castanho, olhar de jabuticaba e pernas arcadas.
Sua dona respeitava seu direito à liberdade, mantinha o portão do sobrado sempre entreaberto e sua caminha confortavelmente instalada na garagem. Morava ele então entre canteiros de lírios do campo e samambaias repolhudas.
Quando Tom era filhote aprendeu a perambular pelas redondezas e fez diversos amiguinhos, de todos os tamanhos e raças. Inclusive a humana.
Cumprimentava um com um latido alegre, outro com um abanar indolente de rabo ou umas lambidas atrevidas nos mais chegados.
O trânsito do bairro com o passar dos anos foi ficando cada vez mais pesado, mas nada impedia Tom de andar por aí. Atravessava a rua com a tranqüilidade de quem ia do pipidog para a caminha até que a visão gasta pela idade pregou-lhe uma peça e nosso herói teve que amargar diversos dias de gesso, baldinho no pescoço e portão trancado.
Lançava olhares mudos de auto-piedade, lá de sua caminha, para os visitantes que o afagavam com palavras, através das grades.
Mas vida de cão mimado, mesmo atropelado, é boa demais e o tempo passou a correr e logo estava nosso amiguinho novamente passeando pelo bairro, todo feliz.
Isso até semana passada. Até se apaixonar por uma donzela que tem uma mãe que é uma fera. Uma mãe desvairada que não pensou duas vezes ao se armar de um pau e desferir toda sua fúria no corpo pequeno, já meio debilitado pela idade, que simplesmente se recusava a sair do portão de sua amada.
E lá se foi nosso amiguinho a passear pelas ruas floridas e macias do céu. Nunca mais portões trancados, buzinas histéricas e humanos tresloucados.


Ly Sabas
Enviado por Ly Sabas em 18/05/2006
Reeditado em 13/07/2009
Código do texto: T158160
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Ly Sabas
Osasco - São Paulo - Brasil
228 textos (15791 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 06:30)
Ly Sabas

Site do Escritor