Mamãe do Nenê!

Mamãe do Nénê!

Para mim não precisaria desse Dia em especial, mas para o comércio é uma oportunidade de aquecer as vendas – muitas entradas e como não sou masoquista – então que assim seja!

No domingo passado já recebi um presentão, antecipado, ao perceber e clicar uma situação corriqueira, banal para muitos, mas por de mais intensa...

Passei na farmácia apenas para dar o meu habitual: Boa tarde! Entrando percebi uma senhora com uma menininha no colo de, aproximadamente, ano e meio. À princípio percebi a criança um pouco acanhada, mas parecia conhecida da minha amiga farmacêutica. Ela tentava insistentemente ganhar um beijo da criança, que não se recusava mas também parecia um pouco desambientada... Lembra da titia? Dá um beijinho só?... Foi quando a moça percebeu que a menininha estava só com um brinco. Como toda vovó, a senhora logo se prontificou a comprar outro par de brincos para que o furinho na orelha não se fechasse e aí é que acontece todo o charme do que presenciei.

No balcão da farmácia havia o ‘display’ com vários tipos de brincos, de um lado brincos bem pequenos e do outro lado brincos maiores. Os brincos não interessaram tanto àquela menina o que chamou sua atenção foi a foto de uma bebê e aí também começou a sua descontração. Olhou para todas nós e disse: Nénê! (escrevo como a menina pronunciou) abanando sua cabeça positivamente e apontando para a foto da bebê, só o falar já causou furor para as ‘babonas’ de plantão, a menina já é um encanto, muito engraçadinha, loirinha, olhos claros. As expressões do seu rostinho se transformaram ainda mais quando ao tocar o tal ‘display’ ele girou. Em sua face era visível o contentamento, olhares e mímicas auxiliaram pois as palavras ainda não fluem com facilidade, um descompasso entre a velocidade do raciocínio e fala – avó e neta se entreolhavam e lógico como acontece com toda a descoberta nesta idade faz-se necessário a repetição, uma, duas, três vezes... Mas sempre com muita delicadeza e graça.

De repente com um olhar de espanto charmosinho percebeu que de um lado tinha a foto da bebê e girando do outro a foto de uma moça e logo fez alguma associação. Aí saiu com essa: Mamãe do nénê! A farmacêutica se encantou: Nossa! É mesmo até poderia ser a mamãe do nenê! e fazia uma jogada com o ‘display’, a menininha porém discordou da colocação e olhou fundo e firme para a minha amiga e apontou para o display e disse: A mamãe do nénê... e virou o dedinho para ela própria, ou seja, essa aí é minha mãe. Eu gostaria muito que cada um de vocês pudessem ter estar ali neste momento e ver o transbordamento de ternura e felicidade deste ser iluminado.

Então a minha amiga disse: Eu conheço a mãe dela e nenê você vai me desculpar pois a sua mamãe não é nada disso e teceu alguns comentários um tanto quanto negativos a respeito, que não vem ao caso. A menininha embevecida e encantada olhava a foto da moça e para a avó e dizia: Mamãe! E abanava a cabeça positivamente e nem dando ouvidos ao que estava sendo pensado em voz alta, pois o sentimento dela era outro, destoava. A sintonia dela era outra. Seus olhinhos e coração brilhavam intensamente, cheios de ternura e amorosidade...

Noutro dia acordei e lembrei da cena que tive o privilégio de assistir – o que ficou gravado para sempre em mim foi o amor e o encantamento da criança de como ela sentia sua mamãe - rude, simplória, descuidada, isso, são os outros que a vêem, sentem ou pensam assim para ela não tinham nenhum valor – foi simples e tocante... Soube depois que a avó ao ‘devolver’ a neta no final do dia aos pais, quando a menininha encontrou com a mãe, abraçou-a com a mesma intensidade e amorosidade que ela havia dito à tarde – Mamãe do nénê! Quebrando toda a dureza e aspereza dos comentários alheios.

Que lição! Intensa espontaneidade, singeleza, amorosidade... É isso que é bonito nas crianças e faz toda a diferença neste mundo. Crescer e ser como criança. Entendi a profundidade desta afirmação de Jesus quando disse “deixai vir a Mim os pequeninos por que deles é o Reino dos Céus”.

Um dia muito especial para todas as MAMÃES pleno em demonstrações intensas como a que presenciei!

Beatriz Knorr
Enviado por Beatriz Knorr em 09/05/2009
Código do texto: T1584508