Brincando com Rubem Alves

Ler Rubem Alves me dá alegria. É gostoso ver como ele brinca com as palavras. Dá vontade de brincar com ele. Em 'Coisas que dão alegria', ele escreveu: “Gostaria que você usasse esse livrinho como se usa um brinquedo: por puro prazer. (...) Como é que você brinca com as coisas que escrevo? Pensando os seus próprios pensamentos. Pensar é uma deliciosa forma de brincar.”

Todos os livros do Rubem Alves são lindos. Entre todos os que eu li, o que mais gostei foi 'Ostra feliz não faz pérola'. São textos simples e curtos, fazendo parecer que ele em pessoa está ali contando cada crônica. Muitos dos meus textos foram inspirados nos dele.

Neste livro, ele diz: “Quando as idéias me apareciam eu tomava notas curtas, por vezes um simples aforismo. O título deste livro 'Ostra feliz não faz pérola' me chegou assim. Imaginava que depois eu teria tempo de transformar esses pássaros súbitos em textos elaborados. Enganei-me.”

E também: “Sou um fotógrafo. Vejo e fotografo o que vejo com palavras. Assim é este livro, sem princípio, sem meio e sem fim. Um álbum de fotografias em que cada fotografia vale por si mesma, sem precisar estar ligada à outra fotografia colada ao seu lado. Tem uma vantagem: qualquer página é um começo e um fim.”

O meu exemplar está todo grifado e cheio de marca-páginas. Conforme fui avançando na leitura, fui reduzindo a velocidade também. De dó de acabar logo...

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 12/05/2009
Código do texto: T1589433
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.