No anos 60, a moda era dizer o seguinte: É uma brasa, mora?, nos tempos atuais é comum se ouvir a expressão
Tá ligado?, cada modismo a seu tempo.
Mas ambas as expressões causa um certo desconforto, eu não diria a conservadores, mas a quem vê nestas expressões a ligação com atitudes nada convencionais, nada habituais.
Nos anos 60 a expressão da época, "é uma brasa, mora?" vinha acompanhada de longas cabeleiras, da famigerada para a época, juventude transviada, o que significava isso? A relação que se fazia de certas expressões ao uso por quem as pronunciava com as drogas.
LSD, o temível Ácido lisergico, a canabis sativa, a tolerável maconha e outras, eram as drogas do momento.
Não sou conservador, mas vejo com preocupação esta linguagem do "Tá ligado?" e outras que geralmente vem acompanhado do boné virado para trás e calças largas, com a barra varrendo o chão.
Não sei se a preocupação antigamente, com longas e mal lavadas cabeleiras, a moda hippie, levava os pais a conclusões que hoje chegamos com os modismos atuais.
O fato é que os críticos de plantão dirão, que nada tem a ver que tudo isso é normal, mas se tiver um que pense como eu, já terá surtido efeito a minha crônica.
Vem e com absoluta certeza de becos minados de crack, coca e maconha, esta linguagem absurdamente chula de alguns jovens.
Ou um pai precisa ver seu filho perder 30 kilos em poucos meses para ouvir o que sai da boca dele?
A relação é flagrante, porque um garoto que vai bem na escola, se reune com garotos que vão bem na escola, e se porventura algum deles fala de maneira chula responde da maneira correta, e se "liga" no que sai da boca dele.
Alguns dias, fiquei perplexo, com um amigo que ao final de cada frase, colocava as palavras, Tá ligado?.Apenas respondi sim..sim, porque o conheço há muito e nunca pronunciava-se assim...
Se o meu amigo é drogado? Não sei, mas a expressão denuncia algo, é minha modesta opinião.
Não quero consertar o mundo, e nem tornar este, um paraíso, é apenas uma visão de quem "Tá ligado" (sem a interrogação), e não acha estas coisas uma Brasa, mora?


Malgaxe
Enviado por Malgaxe em 13/05/2009
Reeditado em 28/07/2010
Código do texto: T1592509
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.