A primeira exclusão a gente nunca esquece (nem a segunda, terceira, quarta...)

PRINCESA, DESSA VEZ É SÉÉÉÉRIO!

Na vida "real", na vida de interação, de convivência efetiva, o que demonstra que um casamento chegou ao seu limite, ao seu término é a atitude de um dos pares tomar a iniciativa de sair de casa ou mandar o outro embora, uma vez que anseia pelo fim do compromisso e vida em comum.

E na Vida "Virtual"? Qual a forma de "sair de casa" ou ser "convidado a se retirar"? Qual a ação emblemática, uma vez que os corpos não habitam o mesmo espaço físico, para que a separação se dê? Em que momento se acende o sinal vermelho do ‘pare’?

A resposta a essa pergunta é a EXCLUSÃO, também conhecida como o ato de "deletar"...

Amigos, eu vou confidenciar uma coisa a vocês: Obviamente alguns de vocês não ignoram que o Pinguim Gelado é detentor de vários recordes, vários prêmios pelas suas "jogadas" diferenciadas e expressivas. Eu sou um Pinguim que, por um dom natural, me destaco do bando, e numa das coisas em que eu me sobressaio e supero a qualquer um é na exclusão de contatos no famoso MSN. Contudo, o que mais surpreende nisso é a curiosa marca de ter excluído dezenas de vezes, não várias pessoas distintas, mas, sim, a mesma criatura, a mesma mulher, no caso, a minha idolatrada Princesa...

É exatamente isso mesmo que vocês acabaram de ler... Eu detonei o MSN da Princesa tantas vezes quantas já brigamos, e digo a vocês: foram muitas brigas e consequentes ações excludentes.

Eu sei que tenho um jeito descontraído, até meio irresponsável; Contudo, mesmo a separação se passando no campo virtual e eu tentando pintar com cores leves esse assunto, é fatal o sentimento de dor e perda...

Vocês sabem que Almas Gêmeas quase não brigam... Eu e a minha Princesa somos bons exemplos de harmonia e concórdia (mentira)... Mas, de vez enquanto rola uma "dificuldade"... Eu fui buscar na minha pasta negra de e-mails venenosos, entre os mais de mil e duzentos que eu tenho, um que pudesse emoldurar esse tema da exclusão e do seu lado doloroso...

Pinguim diz: Estou lhe excluindo, Princesa! Você mentiu pra mim, me fez acreditar que faria isso! Eu não acredito mais em você, sua nefasta criatura! Quis me colocar para fora da sua vida e agora está com medo da saudade, da dor distância, do amor desfeito? Foi você quem quis assim! Eu disse que não queria lhe perder, mas você acha que se não for do seu jeito, então não tem jeito! Pois bem! Eu vou excluir você, porque sempre foi assim, a parte da canalhice, você deixava pra mim, não é? Eu é que não presto, não valho nada, não tenho caráter, então mais uma "sujada" de mãos não faria diferença, em sua opinião!

Princesa diz: Eu excluí, Pingüim! Juro pra você que fiz isso! Mas esperei o tempo de você verificar a exclusão e adicionei novamente, porque queria que pelo menos seu bonequinho do MSN ficasse na minha tela pra eu poder olhá-lo todos os dias e ver você cinza, ausente, distante. Fica tranquilo que vou seguir o que prometi, não vou buscá-lo, vou sentir a minha dor sozinha, até ela se esgotar e parar de povoar meus pensamentos. Sinto-me esgotada, cansada, exaurida... Acho que envelheci uns cinco anos ontem na tentativa de fazer o meu querido e amado Pinguim perceber que bastava ele ceder pra eu dizer que ele podia sair da jaula quando quisesse, porque eu jamais faria isso... Quem ama não prende, quem ama confia, e eu só precisava da prova de amor que você não foi capaz de dar para soltá-lo novamente. Mas deixa pra lá... Foi... Passou... Ou pelo menos vai passar...

Estaria a Princesa incorporada com o espírito de Janete Clair? Sintam o sentimento imbuído nessas palavras tristes e desesperadas de uma mulher que está vivendo o efeito devastador da exclusão: (...) “mas esperei o tempo de você verificar isso e adicionei novamente, porque queria que, pelo menos, seu bonequinho do MSN ficasse na minha tela, pra eu poder olhar pra ele todos os dias e ver você cinza, ausente, distante".

Não é comovente? Não é pilhéria? Não é dramalhão? Não é exagerado? Não é emotivo? Não é tudo? Eu não estou escrevendo pra quem nunca teve que passar pela experiência de excluir uma pessoa especial ou ser por ela excluído... Falo para quem já sofreu isso na carne... Falo para quem já sofreu por um estúpido bonequinho verde, falo para quem já passou horas olhando um cadáver de um bonequinho cinza sem a esperança da ressurreição do seu Amor... É visceral! É nas nossas entranhas que vivemos a exclusão!

Bom, o diferencial da época de quando esses e-mails foram trocados, é que a minha Princesa agora tomou mais gosto pelas exclusões, algo que ela tinha critério em não fazer. Mas como diz o ditado "Quem com porcos se mistura, farelos comem", minha Princesa, se espelhando em mim, já ensaiou algumas exclusões. Claro que ela nunca vai chegar aos pés do Pinguim, detentor do record mundial.

Moral da história: Exclusão não é legal. Quem ama não se exclui com tanta facilidade. Isso gera dor e desgaste na relação que poderiam ser evitados com um comportamento maduro e diplomático... Tolerância e boa vontade...