I
Imagem: O Fruto Proibido - Michelângelo
Música: Noturno - Chopin


Símbolos da vida 

 
 
Todos os dias nós ouvimos as mais diversas opiniões sobre a vida. Cada um tem a sua de acordo com o seu estado de espírito, conhecimento, época em que se vive, idade e outros fatores. Eu disse opinião, não conceito ou definição. A vida humana é uma experiência única, e por ser única, qualquer conceito seria generalizar o individual.
 
Os símbolos, diferentemente, além de conter os conceitos, são elementos representativos de uma idéia ou coisa. No universo semiótico existem dois símbolos que representam muito bem a vida humana.
 
O primeiro símbolo é O CAMINHO. A vida é sem duvida nenhuma um grande caminho que tem início, desenvolvimento e fim. Ele é curto para alguns e longos para outros. Nesse caminho cada etapa tem que ser vencida passo a passo, não se galga uma etapa sem ter cumprido a anterior. Não existe nenhum meio de transporte capaz de reduzir as distâncias e as dificuldades.
 
Peregrinar por esse importante caminho é um ato de amor. Amor à família que caminha junto, embora, cada membro da família tem a sua maneira diferente de encarar o caminho, e isso, precisa ser respeitado. Milhares de peregrinos anônimos deixariam o anonimato se devotassem a eles um pouco mais de amor. 
 
Vencer as distâncias nesse caminho chamado vida, também, é ato de sacrifício (sacro + ofício). Quando se caminha rápido demais, o percurso é vencido em menos tempos, mas as belezas do caminho não são vividas, não são apreciadas. O contrário, se ficar muito tempo contemplando as belezas do caminho, a distância não será vencida. Outro fato interessante é a escolha da bagagem. Se levar uma bagagem muito grande, as privações materiais são menores, embora os ombros se derreiem com mais facilidade. Por outro lado, uma bagagem diminuta preserva o corpo, mas provoca necessidades.
 
As fontes cristalinas, a frondosas sombras, as perfumadas flores, os buracos e as pedras possuem o mesmo valor. A água, a sombra e as flores amenizam a aridez e o cansaço, por outro lado, os buracos e as pedras além de fortalece o caminhante servem de elementos para construção de um majestoso castelo. As belas obras que cada caminhante construir, seja um abrigo, uma árvore plantada, ele não conseguirá levar consigo e elas ficarão a disposição de futuros peregrinos.
 
O outro símbolo que retrata a vida com perfeição é A ESCOLA. Os animais nascem, desenvolvem fisicamente e reproduzem segundo um modelo meramente instintivo. O ser humano nasce com instintos rudimentares, e ao contrário dos animais, com uma enorme capacidade de aprendizagem e desenvolvimento.
 
A primeira e a ultima grande escola é a família, mas existem infinidades de escolas a disposição dos alunos da vida. Cada instante é uma nova aula, alguns aprendem com facilidade, outros necessitam de mais esforços. Poucos aprendem rapidamente, a grande maioria demora muito a aprender, o importante é aprender, mesmo que seja tarde.
 
Nessa escola todos são alunos e mestres ao mesmo tempo. A sua característica é que se aprende ensinando e se ensina aprendendo, basta ter vontade e humildade. Na escola da vida o importante é ser aluno por vocação, por prazer e mestre por necessidade. O melhor mestre sempre foi um excelente aluno e todo bom aluno acumula conhecimento para o desenvolvimento. Todo pessoa desenvolvida desenvolve outras pessoas e enriquece o meio em que vive.
 
Quando os ensinamentos do CAMINHO se juntam com os da ESCOLA, a vida deixa de ser uma simples existência para se tornar um instrumento de evolução.

Roberto Pelegrino
Enviado por Roberto Pelegrino em 14/05/2009
Código do texto: T1593829