A NOSSA DITADURA FOI BRANDA, SEM SOMBRA DE DÚVIDA.

A área intelectual e artistica é interessante.

Na época da ditadura eram contra, mas iam visitar Fidel direto e continuaram o visitando e cultuando como se ele fosse um paladino da democracia, das liberdades de imprensa e das artes e não um ditador muito mais sanguinário que os nossos generais, e que pôs na cadeia e mantém muitos até hoje nas suas masmorras.

Os nossos mais radicais, que foram às armas, hoje estão todos com boas indenizações e pensões, e ainda dizem que lutavam contra a ditadura.

'Engana-me que eu gosto'.

Só que não complementam, e parece que todo mundo sempre esquece de argumentar, que eles não lutavam contra a ditadura para estabelecer a democracia e sim para implantarem a ditadura da linha deles que era vinculada à União Soviética, e que matou milhões e milhões de pessoas a mais nos seus calabouços, por este mundo a fora, incluindo quase todos os intelectuais e artistas dos países onde foram implantadas, além de impingirem uma repressão muito, mas muito maior, que a que tivemos, ou alguém esquece do lado oriental de Berlim?

Eu também não gosto de ditaduras, mas com certeza, eu preferiria os nossos generais aos 'Stalins' da vida, ao Khmer vermelho..

Eles lutavam por uma ideologia e não pela ‘nossa liberdade', por isto não podem ficar chorando. Cada um deve assumir as responsabilidades das suas escolhas bicho.

A nossa ditadura, como falou a Folha foi, estatisticamente, branda, e a vejo como branda mesmo, se comparamos a repressão que tivemos e o número de mortos e torturados com os de outros países da América do Sul, Central e da Ásia, e principalmente na União Soviética e Cuba, assim como a guerrilha foi muito mais aguerrida e sangrenta em algum de nossos vizinhos, como Uruguai  e Argentina (tupamaros etc) e por isto houve muito mais vitimas.

No nosso país, pela pouca adesão, o que mostra que o povo não estava do seu lado, a guerrilha logo foi abafada, mas a sua existência com certesa só tornou a a ditadura mais longa.

Mas o que vejo como o mais importante e que deveria ser o foco da discussão, e que nunca vi ninguém trazer à baila, é que eles lutavam por uma ideologia que nos levaria a uma ditadura muito mais feroz e não pela democracia, como ficam querendo passar, românticamente.

Eu acho que passou da hora de se tirar esta aura de heróis para quem lutou contra a ditadura, de forma subversiva, chegando a matar inocentes, e eu que ficava dormindo segurando o fuzil nas cancelas; não conseguia deixar de dormir e ficava pagando castigo por isso, mas nem se falava em luta armada fora do eixo Rio/São Paulo, nem dentro dos muros dos quartéis aqui de Curitiba.

Naquela época não havia muita opção, entre os países em desenvolvimento, ou era de uma linha ou era de outra e eu acho que o nosso país fez a escolha certa, como mostram os resultados, vistos hoje em todo o mundo.

Os guerrilheiros eram lobos em pele de lobos mesmo, não tinham nada de humanismo, que o diga o 'Che', que se 'achava' o dono da vida e da morte.

Cadê os caras pintadas? O FMI indo embora, ficaram sem bandeira? Que falta de criatividade.

Interessante, tambem, é que os artistas e intelectuais ficam, agora, calados, perante este nosso congresso máfioso e cheio de perfídias, e não saem à luta, agora que podem, e sem precisar pegar em armas.

Pois sendo formadores de opinião, como são, e mais organizados, poderiam ir à frente e ajudar este nosso povo, e a nós, de classe pensante que gostaria de fazer alguma coisa, mas fomos deixados, intencionalmente, desarticulados históricamente, e não conseguimos  exigir, com a firmeza que seria nescessária, para termos as mudanças neste legislativo vergonhoso que temos.

O nosso sitema legislativo é feito de tal forma que não tem como votar certo, não é o brasileiro que não sabe votar, isto só um ignorante como o Pelé poderia ter dito. Um partido pega um laranja feito o Tiririca, que tem o direito de se candidatar, (por que não?), mas o problema é que pela quantidade de  seus votos entram mais cinco sem votos nenhum e ninguém luta contra isso.

Poderiamos, articulados, impor ética, novas regras e acabar com estes fóruns privilegiados, para que estes criminosos e saqueadores da nação, saissem da vida pública.

Será que é porque a vida destes artistas, intelectuais e os estudantes, agora estando de boa e podendo falar o que quizerem, perderam a lingua?


www.hserpa.prosaeverso.net


 
HAMILTON SERPA
Enviado por HAMILTON SERPA em 14/05/2009
Reeditado em 09/05/2016
Código do texto: T1594650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.