CADA UM NO SEU QUADRADO

Era uma tarde chuvosa. Parecia que o tempo não ia melhorar tão cedo.

Duda, uma moreninha sapeca de quase seis anos com os olhos de jabuticaba e cabelos pretinhos e escorridos. Parecia uma indiazinha. Era linda e esperta a danadinha.Corria e pulava inquieta.Gostava de brincar no quintal, livre como um pássaro, mas quando chovia, tinha que ficar dentro de casa.Nessa hora parecia uma oncinha presa na jaula.Não tinha e nem dava sossego para ninguém.

Foi quando a vovó Lena, chamou-a para lanchar. Não precisou chamar a segunda vez, pois a menina sabia que a avó estava fazendo bolo de chocolate e ela simplesmente amava!

Chegou na cozinha aos saltos e batendo palmas de alegria.

Sentou-se esperando ansiosa pelo seu pedaço.

Enquanto Dona Lena colocava o seu bolo, Duda tagarelava sem parar.Disse pra a avó:

-Vó,vou te contar uma estória linda! Quer ouvir?

-Lógica querida! Conte!

-Tá!...Era uma vez um gatinho chamado Mel. Tinha cara de pastel. Correu atrás de um carretel. Seu dono era o Miguel. Ele solta pipa de papel e encontrou o coronel que se chamava Noel,saindo de um quartel para comprar um anel para sua noiva Isabel.

E assim acabou a estória! Gostou vó?

Dona Lena bateu palmas e elogiou a menina por ter prestado atenção direitinho quando lhe contaram a estória, mas Duda logo falou que ninguém contou . Ela inventou! E já sabia o que queria ser quando fosse grandona!

-O que quer ser minha linda?

-Contadora de estórias inventadas por mim.!

-Ah, mas que maravilha Duda! Então você será uma escritora e muito talentosa, pois inventar estórias, é com você mesmo!

A menina ria alegremente e saboreava o bolo da vovó.

De repente ficou calada e pensativa.

Dona Lina perguntou-lhe o que havia.

Duda olhou-a e disse muito séria:

-Vó, queria ser como a senhora que sabe um monte de coisas, mas quando for da sua idade, já vou ter tantas outras coisas para aprender que não vai dar espaço, aqui na minha cabecinha para aprender também, o que a senhora já sabe!

A avó riu muito da inocência da neta e falou-lhe que não precisamos saber tudo o que as outras pessoas sabem. Nem todos são bons em tudo. Tem coisas que fazemos melhor do que os outros. Por isso já dizem que “CADA UM NO SEU QUADRADO”, isto é, cada um procure fazer o que gosta e o que conseguir, o melhor que puder!

A menina deu um suspiro de alívio e sorriu um sorriso largo e despreocupado.

Então disse:

-Tudo bem, vó, entendi!...Eu vou ser uma boa escritora no meu quadrado e a senhora uma ótima boleira no seu quadrado. Se algum dia eu aprender a fazer bolo como a senhora, eu pulo para o seu quadrado, está bem assim?

Dona Lena riu muito com a tirada da menina. Abraçou-a carinhosamente e lhe falou:

-Filha, nunca perca essa alegria de viver, pois esse é o segredo da felicidade. Viva sempre com esse seu bom humor e continue sempre essa menina linda e encantadora,não mude nunca!

Duda abraçou a avó bem forte e falou:

Vó!...Te adoro pra sempre!