Sobre Rute e romance

Como a auto-analise é um saco estamos sempre dispostos a procurar a vida de outros para analisar.

Quando os vivos não inspiram nada que se possa ser analisado com prazer, procura-se então analisar os mortos.

O que é muito mais interessante!!

A trajetória de Rute na bíblia é meio seca e sem riqueza de detalhes como se gostaria, é realmente apenas uma narrativa em que quaisquer que tenham sido os sentimentos dela , ficaram de fora.

O texto não indica que ela tinha alguma beleza incalculável como algumas outras mulheres citadas nos textos bíblicos, mas cita que ela tinha caráter, não que seja falta de caráter cuidar dos seus próprios interesses.

Rute enviuvou... Podia escolher o que fazer com seu novo estado.

Podia se esgoelar de tristeza rancor e saudades do marido falecido pro resto da vida se quisesse, podia pegar algum garotão , ou alguém de posses ,ou então podia “ fazer a Joanna Dark” e cuidar do povo e da própria vida sem o auxilio de homem algum e chocar moabitas e toda Belém ou ainda, poderia voltar pra casa da mãe dela .

Eu não sei o que se passou na cabeça dessa mulher, mas acho que não tem só a ver com caráter e honradez ,acho que era mais uma necessidade de permanecer próxima de Deus ou de alguém que o conhecesse.

Pois bem, ela fez o que julgou melhor e decidiu seguir caminho com a sogra apesar de não haver mais vinculo familiar e cooperar com o estranho plano dela pra que se casasse de novo e suscitasse descendência ao marido falecido.

Ela contou com o cuidado e a provisão de Deus e inteiramente, esperançosamente e cegamente no caráter do homem ao qual ela pretendia se casar.

Ela não estava feliz (luto, adaptação, incertezas, destroços sentimentais e segue..)

Ela obviamente não estava apaixonada, viu o homem poucas vezes na vida, ela não sabia se tinham coisas em comum, se as conversas iriam fluir, ele não era bonito nem rico nem jovem, mas ao que consta parece que pelo menos era divertido porque bebia até cair , então analiticamente olhando a gente pensa ....

Que merda é essa?

Que Deus planejou essa vida chata ,cinza e nebulosa ,desprovida de todo sentimentalismo que uma mulher merece para dar o fim que ele deseja a seus propósitos?

Mas daí a gente também pensa que Deus sabia que ele(Boaz) poderia a fazer feliz que ele é o avalista do caráter das pessoas.

Enquanto nós vemos apenas rostos ele realmente vê e ele sabia quem era e como era aquele homem que Rute e Noemi mal conheciam e haviam escolhido apenas pela proximidade de parentesco.

E eu gosto de acreditar que esse homem ... Boaz era um grande ,grande cara e que era cheio de pudor , verdade e escrúpulos , que fariam Rute o admirar pelo resto da vida e que deixaria qualquer rapazinho boa vida no chinelo,e gosto de pensar que Deus mesmo em meio a todo turbilhão de emoções de Rute pode conceder a ela o melhor e que isso é que é romântico!!!

Que atravez da decisão dela e do carinho e respeito pela sogra e pelo próprio Deus ela sem saber o que viria casou-se com um homem encantador e sem ter muito conhecimento desse Deus que decidiu servir acabou por entrar para a genealogia do cara mais importante da história.

E isso minha gente ...é o que eu chamo de romântico!!!

“Salmom gerou a Boaz ,Boaz gerou a Obede ,Obede gerou a Jessé e Jessé gerou a Davi”

*Rute 4:21 a 22

*Mateus 1 :6 a 16 (genealogia de Davi até cristo)

Pher
Enviado por Pher em 18/05/2009
Código do texto: T1601318
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.