"Tem que congregar"

Uma das frases mais faladas pelos cristãos no entanto apesar de desacreditar que a sentença seja realmente no preto e no branco sempre relevei, por descaso mesmo e pela mínima vontade de cumprir algo que considerava tão trivial no auxilio de manter minha fé.

E não é que ainda me acho certa?

Apesar de hoje freqüentar não tão assiduamente uma comunidade onde milagrosamente me identifico não concordo de forma alguma a imposição para que todos o façam, e que julguem imprescindível para serem considerados cristãos e os que não o fizerem serem considerados debaixo de acusação divina!!!

Pois bem , eu nem tenho material mas nem seria preciso.

Ai vão alguns trechos a respeito que adoram falar, e que me fazem ferver em desacordo:

“Porque não deixarmos de nos reunir (congregar)?

A graça de Deus para o homem é de dois tipos: pessoal e corporativa e esta última só pode ser obtida na assembléia.”

“O Senhor nos promete por duas vezes sua presença, em Mt 29:20b de forma individual e em Mt 18:20 de maneira coletiva. Muitas pessoas conhecem a sua presença de uma forma pessoal, tal conhecimento, é indispensável mas também é insuficiente.”

“Muitas orações podem ser feitas em secreto, mas há um outro tipo de oração que para ser ouvida deve ser feita na assembléia, sendo feita em nome de Jesus por duas ou mais pessoas, se os irmãos não se reunirem, várias orações ficarão sem respostas."

É diferente você dar crédito a comunhão , ao relacionamento das pessoas umas com as outras, ao descobrimento das falhas e defeitos e consequentemente ao perdão e tratamento dos mesmos a dizer que Deus tem uma graça especifica, uma benção diferenciada e única revelação da palavra para quando nos reunimos , acho um erro e um peso muito grande colocado em uma simples “manifestação coletiva de unidade”…

E o congregar é apenas isso… nada mais que isso.

Do grego εκκλησίασμα. = congregação,reunião,encontro,agrupar.

Jesus jamais disse quais os horários , formas, condições que essas reuniões deveriam ser feitas , não consta em toda a bíblia essa conjunto de regras impostas humanamente sob pretexto de interagir um irmão com o outro,o momento de contriçãoe mover,momento do apelo ,da oração de acordo com o plano de salvação, o louvor e sobe música de arrependimento , rápida palavra convincente e forte sobre oferta , pausa, avisos , palavra ,consulta bíblica esporádica.

Sinceramente eu não sei como milhares, milhões se submetem a isso a tanto tempo.

É enfadonho, mecânico , humano.

A sinagogas judaicas foram criadas muito antes e cristo as usou sim , quando se reuniam ele por muitas vezes esteve lá para exortar , ensinar e fazer suas considerações e eu não posso desconsiderar que a todo tempo ele nos mostra que o cristianismo é para ser vivido sim em comunidade.

Não nego a importância do coletivismo cristão e da extrema importância de nos darmos uns aos outros , convivermos,ajudarmos-nos , contristarmos – nos uns com os outros, levar cargas, ponderar , lixarmos – uns aos outros.

Segundo o grego de livro não muito confiavel a palavra igreja significa Ecclesia que por sua vez significa “os chamados para fora” no entanto o que temos por igreja é beeeem diferente.

É muito arriscado chegar e dizer que todo o esquema de reuniões , cultos , assembléias religiosas, e comunidades são simplesmente normas de “senta e levanta” destinadas para apenas manter a ordem durante o momento em que ocorre a verdadeira ecclesia .

O congregar que sempre entendi não nescessita dessa formalidade e tantas especificações, pode – se congregar de corpo presente ou não , esporadicamente , ou não , ninguém disse que essas reunioões deveriam ser acíduas, ninguém disse que deveriam durar horas, congregar não passa de uma conversa, de explanações a respeito da fé , assim como eu e você fazemos agora , congregar é apenas uma ou mais pessoas reunidas aqui ou ali ou mesmo por telefone tendo e vista um só objetivo.

De forma alguma quero tirar o mérito de nossas igrejas que querendo ou não existem para o auxílio da grande demanda de conversões massificadas e desgenuinas, essas pessoas precisam de um lugar para se agregarem correto?

Eu nada sei com certeza, mas tento ser prudente quando dou me parecer, e mesmo sendo tida como pagã por vezes eu não posso concordar que nosso senhor imporia tal coisa para a sobrevivencia do cristiandade aqui na terra e a garantia da salvação que sabemos ser apenas pela graça e não ir e vir, fazer ou não fazer.

É sempre o homem com essa nescessidade absurda de protocolar tudo.

Já foi dito uma vez e acho nescessario ainda uma outra ser dita…

“ Existe salvação fora da igreja católica!”

e logo me atrevo a dizer que existe salvação fora da igreja evangélica.

Por vezes já notei que nos anos que vivemos a igreja se tornou aquele lugar que alguns não se sentem bem em estar, eu por 7 anos conservei muito bem minha fé fora dos holofotes e das denominações e tenho plena certeza do meu crescimento graças a misericórdia e assistência pessoal que Deus tem me dado.

O corpo existe, e deve funcionar mas sem peso para se relacionarem e como e onde se relacionarem e sem essa pressão absurda dos que dizem “Deus ordena que não deixemos de congregar” Longe de mim mandar um “vai se ferrar “ para essas pessoas , é falta de decoro evangelical .

Mas contece que eu sei de um Deus que se fez homem, destruiu o templo e o reergueu em 3 dias ,e ele é o centro e sobre sua autoridade devemos nos congregar todo o tempo e sempre estar, inquirir em seu templo ,que ele por tantas vezes mandou que construíssem no antigo testamento e que hoje é a sombra do novo testamento e das coisas que ainda hão de vir ,e que temos o filho como caminho para chegar ao pai.

Congregar não é uma formula, um ritual e dizer isso não é um desencentivo a quem vai aos cultos.

A muitas pessoas é acrescentado indo a cultos, muitas mesmo mas não é uma norma bíblica., congregar(conviver, aceitar, amar, auxiliar) é .

O versículo que se baseiam para essa ordenança como se fosse um mandamento desses que você não tem como correr(amai-vos uns aos outros) é apenas um , todos os outros depois de muito verificar falam sobre quando queriam que as pessoas se ajuntassem para ouvir algo que Josué diria,Ou Deus dizendo que iria reunir todas as congregações da terra, fazer um ajuntamento de tribos muitas outras o senhor chamando seu povo, vinde congregai-vos , vinde, chegai-vos a mim e etc.

Hebreus 10 :25 que considero apartir do 19 uma bula pra ser respirada e jamais esquecida pra que a gente jamais se perca num conjunto de coisas, jamais deixemos de perdoar e conviver com os que nos fizeram mal, jamais deixemos de guardar nossa esperança, nossa confissão de fé , nossa firme certeza, jamais deixarmos de consideramos uns aos outros ,amarmos uns aos outros, admoestarmos uns aos outros, não desistirmos jamais uns dos outros e jamais , jamais , em hipótese alguma esquecermos da verdadeira Ecclesia e deixarmos de CONGREGAR no sentido real, mesmo estando dentro das igrejas envolvidos ou fora dela mas com as leis de cristo eternamente imprimidas no coração.

“Não deixemos de congregarmos- nos como é costume de alguns , mas admoestemos- nos uns aos outros tanto mais quanto vedes que se aproxima aquele dia.”

E eu termino com atos e com só a graça , só a escritura, só cristo!

Atos 2:42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Pher
Enviado por Pher em 18/05/2009
Reeditado em 15/03/2013
Código do texto: T1601325
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.