Se tivesse a experiência de hoje

Quem nunca ouviu alguém dizer ou lamentar que se tivesse a experiência que tem aos 50 anos quando tinha 20 tudo seria diferente.

Oras, o que seria da descoberta, dos erros cometidos que te fizeram engrandecer como ser humano, da dúvida e da incerteza do amor encontrado, que naquele momento era para o resto da vida.

O que dizer das irresponsabilidades humanas da adolescência que te levaram a lugares magníficos, a sensações impares, a momentos jamais esquecidos com o tempo.

E o que dizer daqueles ideais que só na juventude é possível ter, na busca desenfreada por ele, nas cabeçadas que te fizeram chegar ao ápice de sua maturidade e sair da adolescência e virar um adulto.

E porque querer ser jovem quando velho e velho quando jovem, pular etapas como se isso fosse mudar drasticamente sua vida, para melhor. Cometer os desacertos em nome da verdade sua, ou duma mentira do próximo que você acreditava piamente.

Não poder descobrir o primeiro beijo sem a experiência, a primeira transa, o primeiro bolo e a primeira decepção amorosa.

Não conseguir e não poder sonhar com aquele filme de ficção cientifica que você acreditava piamente nos seus 10 anos, e não esperar o papai Noel, o coelho da páscoa em nome da experiência.

Se furtar da ingenuidade que só o tempo retira, da “aborrecência”, da perda da virgindade, do medo e da ansiedade.

E para que, para quando adulto lembrar que na infância e juventude era responsável demais, pois era muito experiente para idade e que gostaria de naquele momento ter sido mais ingênuo para ver a vida com cores diferentes, pois tudo tem seu tempo.