Declaração de amor

Dos programas de televisão que vi na Espanha, um que eu gostei muito foi o "Operación Triunfo". É como o Ídolos, do SBT, ou o Fama, da Rede Globo, em que os concorrentes participam de uma academia de canto, apresentam-se e são julgados.

Depois de uma semana inteira de aulas e treinamentos, os participantes cantam no programa ao vivo e os telespectadores escolhem quem será excluído da competição.

Eles passam a temporada toda do programa sem poder sair da “academia” ou ter contato com as pessoas de fora. Na noite de reveillon, cada um pode escolher um acompanhante, alguém da família ou amigo.

O participante Moritz, que escolheu sua namorada para passar a virada, disse que ela está sofrendo muito nesses três meses que não se viram. Senti algo em comum com ele. Também fazia três meses que não via a minha namorada por estar fora do país, lutando por um objetivo profissional.

E então, antes de cantar, ele perguntou ao apresentador do programa se poderia dizer algo para Eva, a namorada, por meio das câmeras. Disse mais ou menos assim: “considerando os quatro anos que estamos juntos e o nosso sofrimento nesse período que não nos vimos, quero te fazer uma pergunta agora: você quer casar comigo?” A maior declaração pública de amor que eu já vi! Imagina, num programa de cadeia nacional e ao vivo!!! Corajoso, ousado, exibido.

Depois, cantou “Purple rain”. Ao fundo do cenário, caía água. Num determinado momento, enquanto cantava, ele foi para debaixo da “chuva” ("rain") e continuou cantando! Um verdadeiro espetáculo de ousadia! (Ou exibicionismo mesmo...)

O júri elegeu-o como o melhor da noite de forma justa. A produção do programa conseguiu contato com a Eva e colocou-a no ar, por telefone, para responder à pergunta do Moritz. Emocionada, ela aceitou a proposta, claro. Foi muito bonito! Eles disseram que nada disso estava combinado e parecia mesmo.

Fiquei observando o aspecto do José, o participante eliminado no mesmo dia. Imaginei o quanto ele se esforçou para ser escolhido no programa, quantas coisas ele teve que abrir mão para ir em busca do seu sonho. Na academia, as aulas são bem rigorosas. Como deve ter sido difícil treinar, ensaiar, aprimorar, ouvir críticas. Ainda assim, ele saiu de cabeça erguida. Seguramente, ele venceu. Independentemente do resultado ou da colocação, ele lutou e triunfou. Em suas palavras finais, ele disse que “evoluiu” muito nessa jornada.

E como diz a música-tema do programa:

ADELANTE POR LOS SUEÑOS QUE AÚN NOS QUEDAN,

ADELANTE POR AQUELLOS QUE ESTÁN POR VENIR,

ADELANTE PORQUE NO IMPORTA LA META,

EL DESTINO ES LA PROMESA DE SEGUIR.

É isso aí, avante, sempre!

Hélio Fuchigami
Enviado por Hélio Fuchigami em 20/05/2009
Código do texto: T1604325
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.