QUANDO FLORESCEM OS IPÊS

Pleno inverno, mês de julho...derramo meu olhar sobre toda a rua Nicola Tarallo e o que vejo?... Os maravilhosos ipês rosa transformam a paisagem com sua florada milagrosa!

As árvores em frente à Padaria Martinichi estão rosadas...floridas...verdadeiras mantas cor-de-rosa cobrindo suas copas imensas, abrigo gratuito de centenas de pássaros cantadores e encantadores!

Logo logo os ipês de frente à minha casa também estarão floridos, e tenho certeza, de que numa dessas manhãs, logo ao sair no terraço, serei brindado pelo bom-dia radioso de milhares de flores cor-de-rosa, alegres, faceiras, sorridentes...

A natureza me presenteia todos os anos com a majestosa florada desses ipês que embelezam a calçada da rua Nicola Tarallo...

Presenteia a todos nós...a você também.

Mas será que você já percebeu que a natureza sábia e bela lhe presenteou?

Você parou, por um segundo que seja, para apreciar e com perdão da palavra - “babar” - diante de tanta beleza...de tanto milagre que somente a própria natureza pode oferecer?

Se você ainda não o fez...não perca tempo.

Ainda é hora.

Eles estão lá...Esperando por você, orgulhosos e imponentes pois eles sabem que representam e com muita dignidade toda a flora brasileira...e enfeitam nossa cidade numa mescla de cores.

Ali mesmo existem uns dois pés que no mês de agosto, como se por magia, amanhecem vestidos com uma majestosa carga de flores douradas.

Esses representam apropriadamente nossa cidade... com sua cor amarela... alegre, vital, reluzente...

O grande escritor Ganymedes José escreveu um livro, que ficou guardado durante 15 anos até surgir a oportunidade de publicação, totalmente dedicado à juventude e cuja primeira edição foi publicada em 1976 . Seu título? “...QUANDO FLORESCEM OS IPÊS”.

A história é atual, como se quinze anos não se houvessem passado...

Narra a história do anseio, das incertezas, do medo, do sofrimento e da esperança de quatro adolescentes que viviam em uma pequena cidade.

Acredito que se esses adolescentes tivessem vivido na cidade grande, essa história jamais poderia ter acontecido, porque na cidade grande faltaria, com certeza, o elemento principal do tema: o romantismo.

E Ganymedes José compara suas personagens adolescentes com o ipê, que ao final de sua adolescência, cada um tem seu dia de florescer, e tomam a grande decisão de sua vida: partir para a cidade grande ou permanecer em sua terra.

A Biblioteca Pública da Câmara de Louveira possui alguns volumes desse livro.

E eu gostaria que você, meu leitor, o lesse.

E desejaria que o livro abrisse um caminho no coração dos leitores...principalmente daqueles que nunca viram um ipê florido.

Que a mensagem do livro possa fazer renascer o lirismo da vida que, infelizmente, anda escasso por este mundo de Deus.

Ah, não se esqueçam também de uma paradinha na rua Nicola Tarallo...levante seus olhos e observe os maravilhosos milagres da nossa mãe-natureza: os ipês floridos, presenteando nossos dias com suas cores exuberantes!

Dia 22 de Agosto - Dia do Escritor Louveirense

Ademir Tasso
Enviado por Ademir Tasso em 26/05/2009
Código do texto: T1616146
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.