CALÇADA SEGURA

Em agosto de 2005 foi lançada pela Secretaria Municipal de Urbanismo de Pelotas, uma campanha intitulada “Calçada Segura”. Esta campanha incentivou munícipes proprietários de imóveis, principalmente na área central da cidade, a restaurar as calçadas frontais aos seus prédios. A iniciativa tinha como objetivo acabar com os desníveis e buracos que viessem causar acidentes aos pedestres, além de dar ênfase aos acessos para pessoas portadoras de necessidades especiais. O lançamento dessa campanha deu-se durante a Conferência da Cidade realizada no Theatro Guarany, onde foi apresentada uma encenação teatral visando a divulgação e conscientização das pessoas para a necessária qualificação de nossos passeios. Dessa medida resultou a restauração de várias calçadas e construção de diversas rampas de acessibilidade, cumprindo desta forma o seu objetivo e tornando mais seguras as nossas calçadas.

Coincidentemente, em frente ao Theatro Guarany onde foi lançada a campanha há quatro anos, recentemente, foi construído espaço público com padrões de acesso e segurança pertinentes aos anseios dessa campanha. Nem todos os munícipes, entretanto, assumiram consciência dessa necessidade, pois, no entorno desta obra magnífica que Pelotas recebeu, encontramos calçadas cheias de buracos, mal conservadas, em pleno sítio histórico da cidade onde forasteiros buscam ver e fotografar nossos prédios antigos, arriscando tropeçar e cair, sofrer escoriações e ainda levarem a má impressão da cidade por culpa da desatenção dos proprietários destes imóveis.

Chamou-me a atenção a falta de condições desses passeios, pelo fato de ter socorrido uma senhora que por ali passava e repentinamente viu-se no chão por ter esbarrado numa das crateras existentes no local.

A campanha foi lançada em 2005, mas, mantém-se viva e presente até os dias atuais, por isso, fica o apelo: vamos continuar construindo calçadas seguras.

Publicado no jornal Diário da Manhã na coluna Tribuna do Povo no dia 02/06/2009 - Pelotas/RS.