Como nasce a paixão.

Como nasce a paixão? Existe alguma fórmula secreta para nos apaixonarmos por alguém? Eu não sei. E duvido que alguém saiba. Nos apaixonamos pelo que vemos? Ou pelo que julgamos ver?

Acredito que nos apaixonamos pelo que julgamos ver, ou sentir. E se perguntarem: Existe uma pessoa ideal? Existe um tipo de ser ideal para se amar? A resposta é Não. Podemos até idealizar, sonhar, imaginar. Mas como eu já comprovei comigo e por pessoas que conheço, não existem fórmulas e muito menos idealizações. A paixão acontece à nossa revelia. Se a paixão dependesse de um belo físico e de inteligência e caráter, teríamos apenas pessoas bonitas, inteligentes e de boa índole sendo amadas, mas na prática as coisas não acontecem dessa forma.

A paixão nasce nem sei de onde, nem sei pra que. Simplesmente acontece. É pele, emoção, sensações à flor-da-pele. Ela nasce por um brilho que vemos no olhar do outro, pelo sorriso, pelo perfume, pela voz.

E qual são os propósitos da paixão? Se é que existem propósitos.

Somos seres sociais, necessitamos amigos, nos relacionarmos.

Mas e essa busca incessante por amor?

Meus amigos somos seres humanos sempre em busca de realizações pessoais, e encontrar um par é uma dessas realizações, e acredito que a mais difícil delas. Porque paixão não tem razão. Paixão não obedece a regras, nem a acordos pré-estabelecidos.

Mas o melhor da paixão é aquela coisa boa, que nos faz melhores a cada dia quando estamos apaixonados. Paixão e razão uma difícil convivência.

Apenas existe a esperança de que quando a paixão der lugar aquele sentimento morno que faz tanto bem à alma possamos assim descobrir que existe aí um ser que desejamos compartilhar a nossa vida. Desejamos caminhar lado a lado. Aprender, dividir, somar, multiplicar. Porque acredito que nos relacionamentos deva acontecer isso, um crescimento mútuo, com respeito, carinho, compreensão e aceitação. Aceitação da imperfeição e das limitações. E não é fácil reconhecer as nossas limitações, e muitas vezes vemos as nossas imperfeições estampada no outro, nos fazendo lembrar a todo instante o quanto necessitamos mudar e evoluir.

Mas essa evolução é muito melhor quando podemos partilhar com o outro e ver as mudanças no outro. Na realidade numa relação de muitos anos casamos e descasamos muitas vezes com a mesma pessoa, ou não. Podemos descasar e casar com outra. E em cada relação descobrimos o outro e nos descobrimos.

Todo relacionamento é um aprendizado, o importante é não precisarmos de uma pessoa a ponto de depender totalmente dela.

Paixão, amor, crescimento, aprendizado, esse é o verdadeiro sentido das relações humanas.