Juventude brasileira!

Hoje , qinta-feira de manhã gelada com o céu maravilhosamente azul e ensolarado , dia 04 de junho de 2009 deu para perceber que grandes pensadores estavam certos quando pensaram e passaram para nós, meros mortais, que o tempo não pára como disse nosso querido poeta Cazuza; que a vida se repete como um ciclo assim como nos informou Belchior com sua música interpretada de maneira fenomenal

pela nossa eterna Elis Regina; juntando essas com os dizeres do nosso polêmico, inconformado genial e româmtico Lulu Santos quando canta "Nada do que foi será..." concluimos que a vida nao pára , os fatos se repetem de forma diferente , guardando peculiaridades sutis.

Pois , hoje a bordo de um trem lotado com destino à central do Brasil no meio de tanta gente diferente surgiu um trio de jovens berando os 18 ou 19 anos discutindo a política nacional contemporânea , com as mesmas indignações, o mesmo idealismo , o mesmo purismo e a mesma segurança de que suas palavras são as certas... de quando eu fazia parte desse trio (um pouco maior) , nesse mesmo trem há alguns anos que não são muitos na época em que nos reuníamos de segunda à sexta sempre às 6 horas da manhã na gari de Nilópolis com nosso destino traçado até Madureira no cursinho pré-vestibular, Eu , Nelson , Roberto, Aldo, Felipe, Adriana e outros mais na luta intensa para entrar numa universidade e seguir nossos sonhos , assim como nossos pais. O grupo foi esfarelando-se como todo grupo sujeito a ação do tempo, mas Rafael , Nelson e Felipe continuaram juntos e sempre levantando ideias para mudar o mundo, criticando o sistema, inconformados com a negação dos ideiais daqueles que pusemos no poder depositando a única gota de esperança que nos restava de um oceano chamado juventude.

Isso trouxe a felicidade que me faltava nos últimos dias , tive a oportunidade de sentir que a juventude da qual ainda faço parte é um grupo pensante, apesar de inúmeras tentativas de nos alienar, somos um grupo que sonha , um grupo que batalha a cada dia vencendo uma etapa , com dificuldades , porém com vontade , com determinação.

Não queremos vida fácil , queremos vida justa, queremos comprometimento do poder público , quero poder olhar no olho de uma senhora com comprometimento cardíaco , com lesão cujo tratamento é somente cirúrgico e dizer para ela : " Nessa instituição você pode operar , não vai demorar , terá toda assistência que lhe é de direito e está escrito na constituição".

Com todo meu excesso de nostalgia volto a pensar que temos força para mudar , só não podemos deixar de lutar , não podemos deixar que nos transformem em jovens acomodados , precisamos lutar. E como foi bom rever meu "trio" com mudanças particulares e mínima que o tempo impõe , porém com a mesma preocupação com o nosso Brasil , com o nosso País e com a mesma percepção de que a juventude é responsável por não deixar párar a luta que um dia foi de nossos pais , a luta pela liberdade , pela justiça social , pelo amor e pelo crescimento do nosso Brasil.

Rafael Rezende Da Costa
Enviado por Rafael Rezende Da Costa em 05/06/2009
Reeditado em 07/11/2009
Código do texto: T1633336
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.