Começar sempre é dificil, prosseguir é tarefa dos fortes.

Lembro me bem das minhas primeiras tentativas com minha bicicleta, equilibrio era algo que eu não sabia o que era. Lembro-me daquelas rodinhas guias me ajudando no começo, elas ajudavam eu seguir mesmo não tendo o tal equilíbrio. Olhe para frente! Pedale! Não para! eram as palavras das pessoas que tentavam me ajudar. Lembro-me de vários tombos, por ir rápido demais, ou o contrário, por virar fechado ou aberto enfim no começo tudo é mais dificil.

Assim foi quando aprendi a nadar, quantos caldos eu tomei, parecia que uma bigorna se amarrará aos meus pés me impedindo de flutuar, a beira da piscina meu corrimão me salvava das tentativas de mexer pernas e braços juntos guardando ar no peito, lembro que não foi fácil.

Aprendi a dirigir e convenhamos um grande teste, acelerar, brecar, pisar na embreagem, mudar de marcha, dar seta, olhar no restrovisor, ligar o farol e prestar atenção nas placas muitas vezes conversamdó aparenta ser uma tarefa impossível. Lembro-me do carro soluçar em minhas mãos e morrer várias vezes, a seta era quase uma arvore de natal pois ou eu esquecia de dar ou deixava ela ligada durante todo o trajeto.

Poderia listar aqui uma sério de outras coisas, minha carreira, o meu próprio caminhar, minhas palavras, mas seria chover no molhado, conheço pessoas que não aprenderam andar de bicicleta, outras que não aprenderam a nadar e outras tantas que desistiram de dirigir. Por que? Pois não tiveram a força necessária para enfrentar as dificuldades, para seguir adiante mesmo com elas, para saber que beber agua, cair e deixar o carro morrer são partes de um processo que leva a evolução. Hoje eu ando de bicicleta sem saber como faço, nado sem me preocupar com a fundura e dirijo cantando.

Está mensagem é para lembrar que tudo que sabe foi adquirido por um processo que possui seus momentos de dificuldade, como escrever, ler, falar, andar entre outros, não importa o que esteja começando agora, seja um regime, seja um trabalho novo, seja um novo relacionamento, saiba dos percaussos eles são previsiveis e vem para te deixar mais forte durante o aprendizado, terá medo é normal, afinal de contas coragem não significa ausencia de medo e sim força superior a que ele te impoe, não te impedindo assim de prosseguir.

O começo é sempre difícil, mas saiba que não se diferenciam figueiras de pequenos arbustos enquanto não passam de sementes, por issso prossiga!