Língua

Cordiais amplexos, caros leitores! Hojé é o décimo dia de junho, data especial para a nossa nação, pois, se comemora o "Dia da Língua Portuguesa" (clap, clap, clap).

Vivas e saudações! Língua que serve para falar, escrever, xingar, pensar e sonhar. Língua que Machado usou e abusou. Língua que nasceu, cresceu, língua que está viva. Língua que abandonou as ceroulas e outrosins e deu lugar a cuecas e tambéns. A língua que veio de um Camões, um Pessoa e um Saramago. Hoje, língua de um Buarque, Veloso e Jobim. Língua que a cada dia ficamos mais íntimos dela, língua que é nossa mãe. Ah! se mexem com minha mãe! Língua que muitos temem, que muitos admiram e que muitos desprezam. Língua do Oiapoque e do Chuí. Dos brancos e dos negros, dos amarelos e dos vermelhos. Língua que veio de navio e aqui se aportou. Lingua que da a mistura ao axé, ao samba, ao pop e ao rock. Língua que nasceu de um jardim e brotou como a última flor do Lácio. Língua que divide. Língua que une. Língua que é minha! Língua que é língua.

Eduardo Costta
Enviado por Eduardo Costta em 10/06/2009
Reeditado em 10/06/2009
Código do texto: T1641896
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.