Grandes Compositores: Mário Lago

Mário Lago foi um dos maiores nomes da música brasileira. Todos os cantores da sua época não se sentiam realizados se não gravassem alguma de suas composições.

Mário Lago também foi um grande ator e apresentador de programas de rádio. Trabalhou durante muitos anos da década de 50, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro em inúmeras novelas junto com Celso Guimarães, Nélio Pinheiro, Floriano Faissal, Paulo Gracindo, Roberto Faissal, Cauê Filho, Álvaro Aguiar, Henriqueta Brieba, Ísis de Oliveira, Alda Verona, Ismênia dos Santos, só para citar alguns atores e atrizes que estiveram ao seu lado. Ele também chegou a trabalhar nas novelas da televisão.

Porém, nem todos se recordam de Mário Lago como compositor. Foi com a valsa “Número Um” de sua autoria junto com Benedito Lacerda, que Orlando Silva, na década de 40, confirmou toda a sua classe e fez jus ao título de “Cantor das Multidões”. As casas de discos do Rio de Janeiro não venciam colocar o disco na vitrine.

A seguir, a letra dessa famosa valsa:

Passaste hoje ao meu lado

Vaidosa de braço dado

Com outro que te encontrou

Eu lembrei comovido

O nosso amor esquecido

Que o teu destino arruinou

Chegaste na minha vida

Cansada, desiludida

Triste mendiga de amor

Eu pobre, com sacrifício

Fiz um céu do suplício

Pus riso na sua dor

Mostreite um novo caminho

Onde com muito carinho

Leveite numa ilusão

Tudo, porém foi inútil

E foste de mão em mão

Satisfaz tua vaidade

Mudas de dono à vontade

Isto, em mulher é comum

Não guardo frios rancores

Mas entre os seus mil amores

Eu sou o número um.

Mário Lago fez outras grandes valsas como “Devolve”, que também aumentou a fama de Carlos Galhardo. Compôs “Mentirosa” ao lado de Custódio Mesquita e “Covardia”, ao lado de Ataúfo Alves.

Compôs “Ana Maria”, que foi cantada por Sílvio Caldas; junto com Ataúlfo Alves compôs ainda “Ai que Saudade da Amélia”, grande sucesso da década de 40, interpretada pelo próprio Ataúlfo.

Com Roberto Martins fez “Aurora”, na década de 40, que também arrebentou de vendas em todas as casa de discos do Brasil, e imortalizou uma dupla da qual quase ninguém se lembra: Joel e Gaúcho.

Enfim, Mário Lago compôs mais de 50 músicas sozinho ou em parceria com grandes nomes como Newton Teixeira, Benedito Lacerda, Ataúlfo Alves, Custódio Mesquita, Roberto Martins, Mário Rossi e outros.

Para encerrar esta pequena amostra de quem foi Mário lago, podemos dizer que a música “Fracasso” também é de sua autoria junto com Francisco Alves, “O Rei da Voz”.

Laércio
Enviado por Laércio em 11/06/2009
Código do texto: T1644138