CABELOS BRANCOS

Tive que ir à farmácia para conferir. Ouvi pelo rádio a propaganda do óleo "Atalaia" para escurecer cabelos e fui para matar saudades. Nem imaginava que ainda existisse. Meu pai, na época, quarentão, pintava todos os dias os cabelos com esse artigo, que tinha um cheiro forte, feito produto após barba, misturado com perfume barato. Ficavam pretinhos e eu não entendia o porquê. Achava tão bonitos seus cabelos brancos! Parecia que era mais pai. Ainda mais que meu avô não os tinha e também eu o via poucas vezes. Sempre que chegava em casa após o trabalho, tomava o banho e ia para a enorme cozinha da casa que tinha só meias paredes na divisa com a área do tanque de lavar e o quintal. Ali colocava um desses espelhinhos pequenos e se barbeava. Depois tingia os cabelos e o bigode. A gente miúda ficava observando sem entender de vaidade adulta, pensando que era algum conserto na cara.

Na minha infância não era comum questionamentos de coisas exclusivas de adultos Não havia a democracia familiar ou o excesso de permissividade dos tempos atuais em que as crianças são as primeiras a opinar. Contrários ou a favor, nos era reservado apenas o sentido. No caso o da observação. E de preferência, silenciosa. Na verdade os hábitos ligados à vaidade expressa ou manifesta eram mais afeitos às mulheres, ficando os homens mais restritos a uma boa higiene, cabelos, dentes e sapatos bem escovados. Para se conquistar um par, por exemplo, a boa lábia falava mais alto que a aparência.

Nem sei se essa é uma justificativa para manter firmes os meus cabelos que vão hoje branqueando vigorosamente a cada dia. Acho um processo natural e assim também ajo. Ou então para não ter que ouvir de minha filha mais nova com um pendor para a crítica desde muito pequena. A doce e ferina sinceridade das crianças... A Clara, nas suas primeiras palavras aprendidas me avaliou certa vez, quando me viu em uma camisa com estampas bem floridas. – Pai, você está “redículo.”

-----------------------------------------------------------------

HTTP://UAIMUNDO.BLOGSPOT.COM

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 13/06/2009
Reeditado em 13/06/2009
Código do texto: T1646440