PERDÃO

O perdão é pouco praticado entre as pessoas e se mostra necessário para todos se libertarem de sentimentos ruins como a vingança, raiva e tristeza.

A palavra perdão causa calafrios em algumas pessoas. Ela soa forte, ela é prima da palavra desculpar, contudo esta não é tão dificil de se pronunciar.

Tanto o ato de perdoar quanto o de pedir perdão são verdadeiros tabus nas relações humanas. Aceitar o jeito do outro e desculpá-lo por algum equívoco e, por outro lado, saber admitir o erro, são dois problemas que põem em risco os relacionamentos.

O perdão acontece de acordo com a gravidade do ato supostamente equivocado; o tamanho da ferida e da cicatriz, às vezes, é grande, assim temos dificuldade em perdoar. No ato de pedir perdão temos que escancarar o coração, temos que nos humilhar mesmo, caso contrário o pedido soa falso. Na pessoa a quem se perde perdão existe todo um sentimento de mágoa, decepção, que é difícil de ser esquecido.

Para perdoar é preciso aceitar o fato de que, se a pessoa errou, ela não tinha a intenção consciente de fazer o que fez, de que errar é humano e que se ela feriu ou magoou, não o fez propositalmente.

A dificuldade que impede as pessoas de perdoarem é, justamente porque elas não aceitam que a outra pessoa tenha agido de forma diferente daquela esperada.

Contrariando o dito popular, nem sempre quem ama perdoa. Tudo vai depender do quanto a atitude errada do outro a feriu, da intensidade da dor que ela sente, dos seus próprios valores e de seu orgulho, entre outros fatores.

Há pessoas que, mesmo amando muito, tem uma dificuldade enorme de perdoar por não admitirem que tenham sido machucadas. Uma frase que caracteriza bem a dificuldade do perdão: “Ele (ou ela) não podia ter feito uma coisa dessas comigo, eu não mereço!”.

Por outro lado, há pessoas, que por amar muito e por quererem manter seu relacionamento perdoam após o período de dor.

O perdão traz consigo o alívio porque a pessoa deixa de sofrer. Seria o momento em que a confiança é resgatada, onde a angústia da desconfiança se encerra e a mágoa por ter sido ferida se desfaz.

Pedir perdão pode ser uma forma de reconhecer o erro. Mesmo assim, muitas pessoas teimam em não fazê-lo.

Tudo isso devido a dificuldade que o ser humano, em geral, tem de admitir seus próprios erros.

Por outro lado, tudo vai depender do ponto de vista que se vê o problema.

Talvez se vislumbre uma atitude do outro como errada, mas pode ser que o outro não a considere um erro. O orgulho também impede a pessoa de admitir publicamente que errou, mesmo reconhecendo-o para si mesma.

Resumindo, o perdão mesmo sendo um gesto nobre, é muito dificil de ser concedido. Para perdoar não basta ter vontade, tem que se ter também a alma nobre.