O sistema e a crise escolar

Antigamente a educação era bem diferente da que vemos nos dias de hoje e de quando íamos à escola, nossos pais nos obrigavam a estudar e hoje é a vida que nos exige isso.

O sistema educacional do nosso país está muito precário, a cada dia as dificuldades se multiplicam e aprender com qualidade é como procurar uma agulha no palheiro. Será que podemos comparar nossa educação com animais em extinção?

Daqui a alguns anos, como estará a educação? Não haverá mais aulas? Estudaremos a distancia?Como faremos para aprender e compreender tudo que os profissionais da educação vão nos ensinar e se aperfeiçoaram para isso? Quanto aos nossos professores, perderão seus empregos? Trabalharam a distancia?

Hoje o mercado de trabalho está muito competitivo. Muitas pessoas e pais de família estão tentando resgatar o que perderam no passado: O direito de estudar!

Existem pessoas que se sentem com muita idade para retomar o que deixaram para trás. O tempo passa e nem percebemos, a vida nos deixa relaxar e mal conseguimos ver a importância dos estudos em nossa vida.

Queremos o direto de estudar independente de nossa idade. Existem professores capacitados e dispostos a ensinar não somente os nossos jovens, mas também os adultos que estão em busca de novos ideais.

Por vários motivos isso não está sendo possível, estamos desamparados na lei estudantil e quem poderá lutar por nossa causa: Prefeitura, Estado, Governo?

O mercado de trabalho a cada dia está mais exigente e as cobranças são grandes e concluir nossos estudos passou a ser uma grande dificuldade!

Estudar na fase adulta requer maior direcionamento e objetividade.

Muitos jovens precisam trabalhar para ajudar os pais. A meu ver está é uma das maiores causas do abandono escolar.

Existem outras causas como aqueles que não conseguem interagir na sala de aula por encontrar dificuldade na aprendizagem, outro fato grave é a questão da gravidez cada dia mais precoce.

Precisamos ter determinação e sermos realistas para concluir o que deixamos para trás. Quando queremos algo verdadeiramente, pulamos as barreiras, e a mudança só dependera de cada um de nós.

Sei que sou um grão de areia no deserto e talvez nem consiga chegar onde sonho, mas quero ter o direito de aprender a pescar e não que me tragam o peixe pronto.

Então nunca desista e sempre persista nos seus idéias.

Marisa Santos
Enviado por Marisa Santos em 14/06/2009
Reeditado em 31/12/2009
Código do texto: T1649204
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.