Somos todos iguais

Trabalho na Prefeitura da minha cidade, o prédio fica em frente à maior e mais importante igreja da cidade. em frente tem uma praça bem cuidada e árvores e pássaros são nossos companheiros de trabalho. Ficamos por dentro de tudo o que acontece na cidade, em matéria religiosa, inclusive dos enterros. Agora a pouco estávamos todos lá fora, de frente ao jardim, acompanhando a saída de mais um enterro. Desta vez era um enterro de "rico", uma senhora importante da cidade, líder da comunidade carismática. Meus colegas de trabalho ficaram todos abalados, pois a senhora era muito conhecida. Boquiabertos, ficaram todos exclamando como a senhora era boa, era participante, como tinha interferido pelo lado bom na vida de muita gente. Eu fiquei lá, observando aquele caixão sair da igreja enquanto o sino batia tristemente. Pessoas de terno acompanhavam o cortejo. Um enterro importante. Mas um enterro, na sua essência, como qualquer outro. Familiares tristes, pessoas conversando baixinho, falando das qualidades daquela mulher tão boa. Até o padre, pároco local, estava chorando.

Fiquei pensando, na minha humilde insignificância, em como a vida, ou a morte, acaba sendo igual, indenpendente de tudo. A gente nasce, em uma bela maternidade particular, ou na rua, em frente ao hospital do sus, que não havia vaga para mais um nascer. A gente vive, comendo caviar, ou uma sopa rala de feijão com farinha. A gente sorri, com um sorriso cheio de dentes branquinhos, ou com uma falha enorme na arcada amarelada. E um dia a gente morre e o caixão vai sair rumo ao cemitério, levado por uma multidão ou por apenas uns quatro a segurar a alça.

É estranho. Tantas diferenças sociais e no final das contas, vamos todos para o mesmo lugar. Tanto faz se vai ser num cemitério chique, todo gramado, se vai ser na vala, ou em túmulo, ou se será num crematório. Todos um dia vamos morrer. Todos vamos passar para o outro lado da vida. Lá terá tantas diferenças? Não acredito. Lá seremos apenas almas e acho que todas as almas devem ser mais ou menos iguais. Seremos apenas luz. Então não tem por que haver tanta diferença aqui. Se aqui somos todos irmãos e se lá vamos ser todos iguais.