A INTELECTUALIDADE E, O... INSTINTO!

Nos, somos tais e quais, os Animais irracionais, em agrupamentos irregulares a transitar pela Vida, sempre, dependendo de orientações e comandamentos específicos, em cada atitude que tenhamos que tomar, na nossa sobrevivência pelos meandros sinuosos da nossa existência terrena.

A única diferença entre nós e os animais é, termos mais desenvolvida a Inteligência nata e/ou, a nós ministrada por outrem mais capacitado para tal.

A intelectualidade nos faz desdenhar do instinto, que é mais usado pelos Irracionais (animais) por lhes faltarem à didática.

Se, o Ser Humano, usasse, em equilíbrio, a Inteligência e o Instinto em igualdade de percepção e, aceitação analisada, Ele seria, praticamente, imbatível!

Todas as vezes que somos enganados pelos logros ardilosos dos nossos falsos amigos ou,... Inimigos! Isso se dá por não termos utilizado os nossos Instintos preventivos, aliados a nossa Inteligência, nos causando, dessa forma, a falta da Análise criteriosa do que nos dão, vendem ou... Oferecem!

Temos que nos habituar a usarmos o Tirocínio para nos precavermos dos engodos e logros do dia-a-dia, aglutinando a nossa análise do Intelectual com o Instinto nato em nós e, só então, tomarmos as decisões finais, aceitando ou, não! As promessas, dádivas, prêmios, benesses, em fim! Tudo o que nos apresentem como vantajoso para nós, pois, assim não o fazendo, poderá acontecer de sermos vítimas ao em vez de beneficiados!

A azáfama que nos envolve diuturnamente é uma “Pedra de Tropeço” que teremos que aprender a lhe diminuir a velocidade, sob pena de, a cada momento, nos iludirmos com falsas promessas e facilidades, com lucros apenas para quem, ardilosamente, diz estar nos contemplando com algo!

Os Detalhes para a análise dos nossos Instintos, são vastos na nossa mente, amealhados por anos a fio de percepção do cotidiano acontecido conosco ou, vindo a nós pelos noticiários, leituras diversas e relacionamentos com outras pessoas e animais, dessa forma, é preciso analisar com cautela os eventos que nos interessem em cada momento de reflexão e decisão, caso contrário, o acúmulo de pormenores esdrúxulos mentais podem nos levar ao erro na escolha para a particularidade da união: Inteligência com o Instinto!

FINALIZANDO:

Dito isso, quero lastimar alguns erros que a minha mente, ao em vez de me dar o entendimento e Instinto pleno, me fez um mentecapto, idiota na realidade, a saber:

Recentemente, transferi a minha conta bancária, com um pequeno saldo para a minha cidade e, pelo telefone, pedi ao banco informações para Cadastrar-me na Internet, sendo informado de que era só entrar no Site Deles e clicar em “Segurança” não o fiz de imediato, para, minutos depois, aparecer na tela o símbolo do Banco mando-me efetuar o Cadastro do meu computador.

Sem pesquisar a minha mente a respeito, atendi de imediato e, no dia seguinte, o Banco me avisou para “limpar” o meu computador e Internet, pois, alguém, tinha me mandado um, “Vírus”, sacando uns dois mil reais, com isso, entrei em dívida com tal banco.

Se tivesse, usado o meu Instinto e, analisado, não teria efetuado tal cadastro pedido e, saberia tratar-se de um “Vírus”.

*

O relatado acima é fruto da minha Maturidade empírica que, modestamente, pretendo compartilhar com todos que ousarem ler este meu texto!

Sebastião Antônio BARACHO

conanbaracho@uol.com.br