OS QUATRO TIPOS DE HOMENS.

Um dia qualquer de 1970, minha mana entregou-me um livro e disse-me: “leia este livro. Foi do papai”. O livro de paginas envelhecidas, capa dura, vermelha, onde letras dourada destacava o título-A VITÓRIA DO HOMEM PELA AÇÃO. Meu pai havia falecido em setembro de 1968. Era uma pessoa com temperamento explosivo, corajoso, bondoso, fiel aos amigos e um líder nato. Apesar de ter estudado apenas o ensino fundamental, tinha um bom conhecimento gramatical, excelente orador, a caligrafia era uma verdadeira obra de arte e saia-se bem entre pessoas de nível cultural mais elevado. De onde vinha aquela sabedoria? Onde era a fonte de seus conhecimentos? Minha irmã deu-me a resposta - O LIVRO.

Mais tarde descobri uma coleção de livros, mas aquele foi especial. Como isso aconteceu há 38 anos, não me lembro do autor, mas sei que li todo ele. Quantas informações! Algumas eu nunca mais esqueci, como por exemplo: “ o trabalho é uma oração” , “ Quem trabalha está em comunhão com Deus” e a citação do autor da existência de quatro tipos de homens:

“1º Tipo - AQUELE QUE NÃO SABE E SABE QUE NÃO SABE”

- um ignorante que se deve instruir-

“2º Tipo - AQUELE QUE SABE E NÃO SABE QUE SABE”

- Um adormecido que se deve despertar-

“3º Tipo - AQUELE QUE NÃO SABE E PENSA QUE SABE”

- Um louco que se deve evitar –

“4º Tipo - AQUELE QUE SABE E SABE QUE SABE”

- Um sábio que se deve seguir -

Essas mensagens permanecem latentes em minha consciência até hoje, como se fossem continuação dos ensinamentos do meu pai. Durante algum tempo tentei enquadrar-me em um desses TIPOS, e não consegui. Somente com erros, acertos e a “escola do mundo” eu aprendi que na verdade todo homem tem um pouco de cada um dos QUATRO TIPOS.

Chiquinho
Enviado por Chiquinho em 18/06/2009
Código do texto: T1655299
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.