TRÂNSITO E... PRECEDÊNCIA!

As vias de acesso, nomeadas de Ruas e/ou, Avenidas (estas com larguras maiores e arborizadas) dão afluência para o trânsito de Veículos e pedestres, em direções anômalas ou, longitudinais em seus sentidos direcionais.

Os Veículos que se movem mecanicamente sob a autonomia dos seus condutores, se mesclam com as bicicletas e carroças de tração animal, guiados pelos seus condutores e, de entremeio entre Eles, o Ser Humano em situação intervalar a se desviar, constantemente, sob pena de ser atropelado com resultante lesional e, muita das vezes... Fatal!

Se colocarmos as máquinas, a tração animal e, o condutor, em situação de afluência nas vias públicas, é precípuo ser dada a PRECEDÊNCIA, total, aos Pedestres, pois, Eles estão transitando a pé no meio das máquinas e animais, estes, duplicados pelos maus condutores a quem é igual (animais), em desfavor do Homem a pé e, com a desculpa da azáfama da modernidade com a pressa sem a cautela.

Os Condutores, sem as Máquinas, Carroças e Bicicletas, são, igualmente, em outras circunstanciais, um... Pedestre!

A Raça Humana tem se destruído por não dar a Precedência a quem, a tenha de direito! Se obedece aos chefes é, tão somente, com medo do desemprego, aos policiais, com receio das prisões e processos judiciais, todavia, no tocante a afluência de Veículos e Pedestres, essa falta de Preferência ao Homem é mais grave, pelos seguintes motivos:

* Às vezes, nem se conhecem ou, têm entre Eles nenhuma rivalidade, a não ser a da ultrapassagem domina tória.

* Transitando, a pé, estão as Crianças, os Idosos, débil-mentais, além dos aleijados! Que são, infinitamente, mais frágeis, do que, as máquinas, Carroças e Bicicletas.

* As deficiências das artérias, buracos etc. mão é desculpa, pois, os Condutores têm que dirigirem com o máximo cuidado, evitando excessos.

A SEGUIR, apresento algumas das razões de Acidentes em desfavor dos Pedestres:

> Excesso de velocidade automotora nas ruas, avenidas das vilas, cidades e capitais.

> Ultrapassar o Veículo que estiver à frente, Ele com a velocidade condizente ao local, para, em seguida, ter que parar no semáforo ou, sinal de “Pare”. A pressa, nessa situação, pode ocasionar um atropelamento. O melhor é seguir o fluxo, trafegando atrás e, não, ultrapassando.

> Motociclistas, se aproveitando da sua maneabilidade, manejando a Moto em ziguezague e, aumentando a velocidade ao ver um pedestre mais distante, se aproveitando da facilidade das duas rodas para se desviar Dele, mas, colocando o pedestre a vacilar na pista, culminando em seu atropelamento por um dos veículos em circulação.

> Ultrapassar pela esquerda, embora a pista o permita, pois, o Pedestre leigo, não sabendo dessa possibilidade do condutor, poderá se desviar erradamente.

> Às Arvóres, ao longo das Avenidas, é outro problema que causa atropelamentos, por tampar a visibilidade total de quem queira atravessar a artéria sem a cautela necessária para tal, Se Elas não podem ser retiradas, que os motoristas sempre observem se há pessoas atrás Delas e, se precavenham!

> Todo Condutor deve observar, criteriosamente, os Pontos de parada de Coletivos, evitando, assim, atropelar um apressado que vá entrar no ônibus.

> Cadeiras nas calçadas (Bares, bingos etc.) limitam a defesa dos pedestres que queiram evitar serem atropelados, lhes tirando a defesa de alcançarem as calçadas.

RESUMINDO: O assunto é vasto! O que falta é a Precedência dos Homens para com as Máquinas, dirigidas pelo próprio Homem!

A pressa de chegar, pode ser o retardamento, mais lento, do seu ponto final!

A nossa habilitação é como o giz

Ao qual se queira aparar,

A cada corte lhe feita...

Espalha vítimas pelo ar!

****

NOTA: Os Pais ou responsáveis devem proibir aos filhos menores de jogarem bola, peteca etc. pelas vias públicas, a maioria Deles a brincarem com celulares, com os veículos a se desviarem para não os atropelar, quando, isso, ocorre!

Sebastião Antônio BARACHO.

conanbaracho@uol.com.br