Lendo pude sentir muito mais

A minha primeira paixão cultural foi o cinema e a meu maior referencial era a sessão da tarde da rede globo, numa época que não tinha vídeo cassete, ainda. Pasmem, hoje a sessão da tarde é uma bomba, com péssimos filmes, zilhões de vezes repetidos. Porém já foi tão boa, que a audiência era fenomenal.

Nas tardes em que sentava na frente da televisão, eram de glórias, não trocava nada pelos filmes, nem o futebol no campinho na frente de casa em Casa Branca.

Foi ali que assisti - Táxi Drive - de Scorsesse e com Travis Bickle (De Niro) um dos personagens mais forte do cinema.

Também, ali vi o mais perfeito filme marginal brasileiro, uma verdadeira obra prima, realizado aos 26 anos por Rogério Sganzerla baseado na vida do famoso criminoso João Acácio Pereira da Costa, o "Bandido da Luz Vermelha", e com uma perfeita e visceral interpretação de Paulo Villaça, como o bandido.

Outro filme que na época não entendi muito, mas fiquei jocado foi Fahrenheit 451 de François Truffaut, baseado no livro escrito por Ray Bradbury.

Foi na mesma sessão, hoje insipida, que assisti um gênero e um diretor genial que iria marcar minha infância, A Janela Indiscreta de Alfred Hitccock. Lembro filmes que me deixaram estupefatos, Laranja Mecânica, O Poderoso Chefão, Apocalipse Naw, 2001 uma Odisseia no Espaço, As setes faces do Dr Low, e todos os filmes do genial Jarry Lewis (o maior comediante de todos os tempos) e muitos outros.

Mais tarde descobri que os filmes, muito deles, eram baseados em livros, que antes de virar filme já tinha sido escrito. Começei então a procurar os livros que deu vida aos filmes que assisti naquela sessão da tarde e foi assim que minha paixão pela literatura despertou, definitivamente.

Li muito livros, e hoje dificilmente, tirando essas bombas existentes (Código da Vinci; Anjos e Demonios) quando vejo um filme baseado num livro, que já não tenha lido.

O mais recente foi o belo filme de Fernando Meireles, O Ensaio sobre a Cegueira, baseado no disparado e melhor livro de José Saramago.

Quando mudei-me para São Paulo, descobri o teatro, amor a primeira vista, percebi mais uma vez, que muitas peças eram baseadas na literatura.

Shakespeare, Dostoiévski (dois maiores gênios da literatura mundial de todos os tempos), Poe, Beckett e sem contar a presença de escritores brasileiros, Jorge Amado, Machado, Guimarães, Nelso Rodrigues (os maiores escritores brasileiros de todos os tempos) Ariano Suassuna e outros.

Percebi então que todas formas de cultura que amo , teatro, cinema, tem como pano de fundo a literatura, logo leitura é fundamental para entendermos melhor essas formas de arte.

Portanto, se querem melhor entender, ver, ouvir e sentir mais a fundo essas artes leiam, para melhor enxergar a vida, leiam também.