AS MINHAS SETE MARAVILHAS

Quase todo mundo sabe quais são as sete maravilhas do mundo antigo: As Pirâmides do Egito, Os Jardins Suspensos da Babilônia, Estátua de Zeus em Olímpia, Templo de Ártemis em Éfeso, Mausoléu de Halicarnasso, Colosso de Rodes, Farol de Alexandria. Não tive o prazer de conhecer nenhuma destas obras artísticas e arquitetônicas até porque destas sete maravilhas a única que ainda existe são as grandes pirâmides do Egito.

Em concurso informal promovido pela New Open World que contou com mais de cem milhões de votos através da internet, telefones e celulares outras novas sete maravilhas foram escolhidas pelo povo e anunciadas em 07 de julho de 2007, numa cerimônia em Lisboa, são elas: Muralha da China (China), Petra(Jordânia), Cristo Redentor (Rio de Janeiro), Macchu (Cuzco, Peru) , Chichen Itza (Yucatán, México), Coliseu (Roma, Itália), Taj Mahal (Agra, Índia). Por mais de uma vez já tive a felicidade de abraçar a estátua de Cristo Redentor, monumento de Jesus Cristo que fica no morro do Corcovado na cidade do Rio de Janeiro.

Na verdade, toda esta introdução foi para falar de momentos maravilhosos e inesquecíveis que tive o prazer de vivenciar. Refiro-me a algumas maravilhas que marcaram a minha vida e que passo relatar.

1. Paixão de Cristo em Nova Jerusalém: é um mega espetáculo encenado no maior teatro ao ar livre do mundo. A cidade teatro fica em Fazenda Nova, estado de Pernambuco, espalhada dentro de 70 mil metros quadrados, toda cercada de muralhas de pedras, o público participa com mais de 500 atores das cenas da morte e ressurreição de Cristo que duram mais ou menos duas horas e meia.

2. Jogo da seleção brasileira – o futebol é paixão nacional. Assisti ao jogo da seleção brasileira na capital Piauiense, Teresina, haja coração! A torcida movida pela emoção, aplaudiu, gritou, chorou e vibrou quando em 16 de outubro de 1996, o estádio Albertão ficou lotado com 41.131 torcedores para assistir os craques Edmundo, Cafu, Zetti, Djalminha, Ronaldinho e Leonardo, mostrarem um futebol de classe num amistoso entre Brasil e Lituânia, tendo como resultado um placa de 3x1 para o Brasil e um show de bola de Ronaldinho que driblou zagueiros e o goleiro, além de tocar a bola para o fundo da rede por três vezes.

3. Natal Luz em Gramado- a série de eventos com a temática natalina que ocorre em Gramado entre dezembro e janeiro é um espetáculo inesquecível. A cidade de fica toda ornamentada de Papai Noel, músicas natalinas tocam constantemente nas ruas e avenidas através das caixas de som que se espalham por todos os lugares. O natal luz é maior evento natalino da América Latina. O espetáculo a céu aberto, envolve mais de 500 pessoas, carros alegóricos, patinadores, papais noéis, marionetes e bonecos além de fogos de artifícios e neve artificial.

4. Señor Tango na Argentina – O Señor Tango na Argentina é um espetáculo dirigido e produzido por Fernando Soler, cantor e figura central do espetáculo. O salão tem capacidade para 1.500 pessoas, o show é demonstrado com 40 artistas no palco apresentando danças, canto e músicas de John D´Arienzo, de Astor Piazolla, além da ópera rock Evita, que mexe com os sentimentos e corações dos presentes. Esta festa é uma mistura de teatro, circo, show, parque, dança, balé, restaurante e musical.

5. Beto Carreiro World - É o maior parque temático da América Latina. São 14.000 milhões de metros quadrados, dentre os quais 1,5 milhões são utilizados com brinquedos e os mais variados tipos de diversão. Fica na praia de Armação, município de Penha, no estado de Santa Catarina. Muitas alegrias e atrações transformam este parque em um dos maiores centros de lazer do mundo. Um mundo encantador que nos contamina com o espírito de criança querendo brincar, se divertir e participar de todas as atrações.

6. O nascer e o por do sol num barco de ida e volta para Jericoacoara – o nascer e o por do sol já tem seus encanto e tive o privilégio de vê-lo refletindo seus raios nascentes e poentes nas águas do mar, por ocasião de um passeio de barco que me levou de Camocim a Jericoacoara. Jeriocoacoara é uma linda e encantadora praia cearense com lagoas imersas entre dunas, esculturas naturais nas rochas, praias virgens de beleza exuberante declarada pelo Washington Post Magazine como uma das mais belas praias do mundo.

Não consegui escolher a sétima maravilha entre tantas coisas que vivenciei e que vi. Seria ela a Catedral de Brasília com seus 70 metros de diâmetro e 16 colunas de concretos num formato hiperbolóide que pesam 90 toneladas? Ou seria o Jardim Botânico em Curitiba com seu herbário de 310 mil plantas, mundialmente conhecida como o maior número de gêneros e famílias de plantas no Brasil. O Mangal das Garças, parque natural em Belém do Pará, situado na orla do rio Guamá, onde as aves vivem livremente num vai e vem mostrando a quem chega uma paz e uma tranqüilidade que encantam nossos olhos e enche os nossos corações de grandes emoções, não poderia ser a sétima maravilha? A sétima maravilha para mim poderia ser ainda o Delta do Parnaíba que fica entre o Piauí e o Maranhão, o único das Américas em mar aberto, formado pelo Rio Parnaíba com 1.485 quilômetros de extensão, com lindas paisagens formadas por dunas, mangues e ilhas fluviais.

E para você caro leitor, quais as sete maravilhas que lhe encantam?

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 03/07/2009
Reeditado em 03/05/2020
Código do texto: T1679715
Classificação de conteúdo: seguro