A minha é o Inverno! ( EC)

Queria escrever sobre o verão,a minha estação preferida!Estação mais calorosa,mais quentinha,me entusiasma,mesmo com os desagradáveis suores sucessivos,mesmo logo após os banhos!

Mas vou escrever sobre o inverno,já que é desafio...afinal,vou escrever sobre o que se gosta ficaria muito fácil,daí...!

INVERNO

Contrário do verão,esta é a estação que menos gosto.Para mim o frio me é particularmente limitante!Pouco faço nos dias de inverno que não seja me enclausurar.Fico na toca,quase viro tatu!

Os programas ao ar livre com os amigos são descartados se chove,e SEMPRE chove em *POA no inverno!E depois venta...

Tem um nome este vento aqui no sul,quase Patagônia:Minuano!

Nome indígena,que significa assobio,pois é um vento frio,sibilante,

forte e seco,sempre soprando depois das chuvas de inverno!O vento aqui é tão gelado que invade sem pudor a sua carne na menor fresta que tiver em suas roupas!Castiga suas orelhas,dificulta sua respiração,

entorta os guarda-chuvas e te deixa molhado porque não importa a

posição que se coloque o quarda-chuva,ele sempre vai mudar a direção das gotas e a chuva vai te pegar de jeito!

Sair assim já virou rotina das mais comuns dos que sofrem com o inverno gaúcho,que está feio este ano,bem frio mesmo!Está *"de renguear cusco"!

Incomum é a noite,que teima em ficar mais tempo,se estica,negando a dar vaga para o dia!Amanhece tarde no inverno riograndense,e o sol sai fraquinho,tímido,pedindo licença para nos dar um calorzinho!

E quando ele consegue,há,que alegria!Melhor se é perto do meio dia,quando o bom mesmo é sentar num lugar e banhar-se em seus raios!Mais ainda acompanhado de um bom saco de*bergamotas,

jogando sementes fora,sem mira!

A neve é exclusividade de quem mora nos lugares mais altos,na serra gaúcha,se bem que já aconteceu em Porto Alegre,mas foi tão breve e pouquinha num dia dos anos 80,que ficou só nas histórias que os moradores contam.Foi coisa mixa*!

A geada acontece com mais frequência,é mais presente!Pinta de fina camada branca e gelada os gramados nas ruas,os vidros dos carros,

as frutas e as folhas nas árvores,parecendo que alguém borrifou de côco ralado todos os lugares!Se dissolve devagarzinho,quando o sol

consegue chegar e deixa tudo úmido,como se tivesse chovido!

Há, e tem as gripes!Difícil é ver gaúcho sem nariz inchado e vermelho,

tosse ou espirrando do teu lado.É como se todos fossem membros da tribo das renas do Papai Noel!Faz parte do inverno,que é muito úmido e obriga as pessoas a se fecharem nos ambientes,espalhando mais doenças.Tive a pior este ano,que me afastou inclusive do Recanto por muitos dias!Foi difícil convencer amigas que não andei por aí,beijando porcos...hahahah!

Se perguntarem se tem coisa boa no inverno?Sou obrigada a dizer que sim:as lareiras,o fogo de chão,o chimarrão,os chás e refeições com os amigos no aconchego das casas e as comidas são imperdíveis!

Fondues de queijo e chocolate,racletes,pizzas,pães,bolos,sopas (capeletti,minestronni,canja,*no pão...) massas,pinhão,polenta na chapa (brostolada),mocotó,vinho...e churrasco,claro!

A parte ruinzinha:descobrir na primavera que você está com vergonha de subir na balança!E por conta dos quilinhos adquiridos no degustar destas delícias,porque no inverno sem querer querendo você abusa

do garfo e se atira no prato! A gula é o pecado mais benvindo nesta estação...o resto,a culpa,se derrete no meio de setembro!.

VOCABULÁRIO para entender o texto:(Para que mais seria?)

*POA-como os habitantes de P.Alegre chamam a cidade nas conversas

*renguear cusco - expressão gaúcha que significa que o frio "encolhe" os cachorros de rua,que são os mais resistentes!

*bergamota-nome gaúcho para tangerina,mixirica

*mixa-diminutivo de mixuruca,coisa pequena,sem importância

*no pão-especialidade de sopa gaúcha servida no pão italiano

com a vantagem de se comer o "prato" depois de ingerida!

Este texto faz parte do Exercício Criativo “ESTAÇÕES DO ANO”

Saiba mais e conheça os outros textos, acessando:

http://encantodasletras.50webs.com/meses.htm

Brigeth
Enviado por Brigeth em 03/07/2009
Código do texto: T1680338
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.