A escolha é sua

A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem interpretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas decisões".Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nunca mais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a gente escolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamos descartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teia que se convencionou chamar "minha vida".

No momento em que eu escolhi ser Jornalista, abri mão de ser modelo, dançarina, atriz, Juiza de direito, arqueóloga que foi um grande sonho de infância, estilista de moda que era a segunda opção, deixei de lado a faculdade de psicologia, e resolvi optar por letras e comunicação social com ênfase em jornalismo, mesmo tendo dons elogiados para publicidade e propaganda, faculdade que me aguarda após a minha formatura em Jornalismo e Letras, algo que eu descobri no meu curso de fotografia..Ao optar por isso, abri mão de ser todas as outras vontades, a vida é feita de escolhas, renunciamos algumas coisas para obter outras.As vezes é necessário que chutemos pro ar tudo aquilo que no fundo não nos faz felizes.Sim, eu poderia ser uma gerente e mudar o rumo das coisas, e levar uma empresa a ganhar milhões, porém, eu não quis.Eu quis ser Jornalista.Agradeço ao Felipe, que me fez enxergar que as vezes é preciso renunciar aquilo que não nos faz bem e buscar o novo.

No amor também é assim: Temos vários romances, machucamos algumas pessoas por causa de nossas escolhas, mas nesse vai e vem de pessoas que entram e saem de nossas vidas, chega um momento em que temos que decidir entre passar o resto da vida sem um compromisso formal com alguém, apenas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando já não são mais a tal" novidade", ou casar, ter filhos, através do casamento descobrir o universo maravilhoso de compartilhar uma vida e uma história com uma pessoa, com direito a tudo que se tem direito, e ter a certeza que não será fácil... Mas de que: " Vai valer a pena".

As duas opções têm seus prós e contras:

Você pode ficar 20 anos com uma pessoa e descobrir mil maravilhas, e quem sabe viver até mais, 40, 50, ou 60 anos, porque não, dividir netos, filhos, estórias...Ou você pode ser um solterão aos 40 anos, conquistador barato, que não criou uma família e vai acabar em reuniões de trabalhos, e ao chegar em casa e se ver sozinho se arrependa, ou não... Ou ame ser assim. Quem sabe você viaje, e aos 80 anos acabe em um asilo sozinho.Ou quem sabe você chegue em casa e encontre " a mulher da sua vida" aquela que sabe tudo de você e te receba do jeito que você tanto adora.Mas pense bem nessa escolha, pense bem em quem será o homem ou a mulher com quem dividirá sua vida.Pra que quando chegar aos 40 tenha certeza de que fez a escolha certa. Mas, não magoe ninguém nessa procura, e, não tolere pessoas de coração leviano.A vida é feita de escolhas, e todas elas vem carregadas de suas consequências.Tal como uma bela plantação.Por isso é importante se conhecer... Auto- conhecimento.Ler muito, conhecer o mundo, conhecer pessoas, conversar, ouvir, pensar, visitar novas tribos, novos mundos, conhecer religiões.E, não deixar de fazer nada do que se tem vontade.Devemos reavaliar todas as nossas decisões, com maturidade, pois arcaremos com as consequências mais tarde de tudo o que plantamos.

Tudo na vida tem metade de chance de dar certo e outra metade não... A maneira como escolhemos, nos dedicamos, plantamos, é o que influenciará na nossa colheita.

A escolha é sua!