Detentores do Poder! Atenção!

Detentores do Poder! Atenção!

Uma das tarefas, tão sedutora quanto árdua, na vida dos homens é a do conhecer-se a si mesmo. Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Para que vivemos?

Ajudaram-nos, para a realização dessa difícil tarefa, todos aqueles que desempenharam o papel de educadores: pais, instrutores, professores, mestres, autores, líderes, dirigentes, analistas etc ….

Acreditamos que muitos gostariam de agradecer a esses personagens pelo tanto que nos ajudaram a compreender melhor a vida, a cada um de nós e ao próximo.

É esse processo educacional que amplia os limites da realidade de cada um, bem como suas consciências.

Como é praticamente impossível enumerarmos cada fato de ampliação de nossas realidades e o respectivo personagem responsável por cada uma de nossas iniciações, vamos exemplificar com a reflexão que Erich Fromm faz sobre o poder no seu livro Medo a Liberdade.

Ensina o autor que o poder é realizado em dois sentidos. Um é a capacidade de dominar; outro a de fazer algo, ou seja, de ser potente.

Sobre o mesmo tema aponta dois tipos de relação entre aquele que na situação detém o poder e o outro que, naquela situação, vive a condição de dependência ou inferioridade: a autoridade racional e a autoridade inibidora. O Potente utiliza a autoridade racional na relação, enquanto o dominador utiliza a autoridade inibidora.

Ao observarmos o cotidiano e refletirmos sobre os relacionamentos entre: senhor e escravo; oficiais ou sargentos e recos; chefes e subordinados; mídia e consumidores; pastores e fiéis; pais e filhos; patrões e empregados; governo e povo; professores e alunos; mestres e discípulos etc constatamos a sabedoria transmitida pelo autor e, a partir daí ampliamos nossa realidade, bem como nossa consciência.

“As Duas Faces do Poder” são rimas de alerta aos detentores do poder, ou seja, aqueles que, de alguma forma encontram-se investidos de autoridade: Estadistas, Políticos, Empresários, Lideranças Sindicais ou de Comunidades, Executivos de Empresas Públicas ou Privadas, Militares, Pastores, Juizes, Mestres, Professores, Pais etc….

Nas mãos dos detentores do poder, encontra-se a escolha entre realizar ou dominar, entre reduzir ou ampliar as já grandes diferenças entre os povos e classes, entre promover o ódio ou o amor e entre provocar as guerras ou construir a paz.

As Duas Faces do Poder

Quem viver com atenção,

chega logo à conclusão

de que o poder tem duas faces:

uma de posse e domínio,

outra de potência e carinho.

O poder do senhor sobre o escravo

é de posse e domínio;

o poder do professor sobre o aluno

é como o pássaro fazendo ninho.

O poder-domínio

destrói do homem sua dignidade,

enquanto o poder-potência

desenvolve sua liberdade.

A face do poder-domínio

tem a expressão do terror,

enquanto a de potência e carinho

tem a expressão do amor.

O dominador faz a guerra,

o potente faz o amor.

O dominador faz a guerra,

o potente faz o amor.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 12/07/2009
Código do texto: T1696133
Classificação de conteúdo: seguro