::::

 ::::
 

"A QUALQUER CUSTO":  Esta é uma frase que carrega em seu significado uma amplitude de ações que desencadeiam resultados bem diferentes.
 
Um olhar dirigido a alguém desconhecido, seguido da frase: vou ter aquela pessoa a qualquer custo...Pronto! Está lançada a sorte: uma apresentação, um encontro e a paixão acontece. Não vem ao caso nada mais, além da afirmação contundente inicial quando ninguém conhecia ninguém.
 
A "qualquer custo" é uma pedrinha que causa a avalanche. Outras pedras descerão, todas elas são os meios. É só esperar o fim. Descem pelas encostas da montanha dissimulação, mentira, omissão, barganha, maldade, corrupção. Junto, a ventania que, causa desespero, contendas, mágoas, insatisfação, culpa, sofrimento.
A "qualquer custo" aconteceu e acontecerão também as cobranças que a Senhora Vida trará.
 
Outro cenário e a frase muda para: vou ter aquele cargo a qualquer custo; ganharemos a eleição a qualquer custo, ou: serei cantor a qualquer custo. E conseguem, e vencem.
 
Depois, somente muito depois os questionamentos: o que foi que eu fiz? Quanto paguei por tudo aquilo? Valeu a pena? Bem... cada um sabe de si e conhece o peso invisível que lhe vai às costas.
 
Porém há ocasiões em que os resultados são bem diferentes: um esportista, agora paraplégico, afirma: voltarei às minhas atividades a qualquer custo; o idoso assegura que, a qualquer custo, realizará o sonho de cursar uma universidade; alguém é informado do diagnostico da doença: incurável...Alguns meses de vida e reage: vou vencer este mal a qualquer custo! E conseguem, e vencem.
 
De uma forma, resultados trágicos, de outra, efeitos benéficos. Ambos surpreendentes? Não, se considerarmos os meios utilizados para atingir o fim.
 
Da mesma maneira que se diz ser necessário ter-se cuidado com o que é pedido em oração, também, e talvez mais ainda, é premente a cuidadosa  reflexão antecipada ao pronunciarmos a frase “a qualquer custo”. Ela exige coerência, respeito, verdade, responsabilidade, amor, fé. O resultado traduz-se em realização, alegria, celebração, cura.
Tudo é uma questão de discernimento e escolha, porque em ambos os casos, quando se trata apenas de capricho, o custo é alto!
 
Crônica do livro Presente da Arara Azul.