Coisas do Bau. (Veridico)

Tarde chuvosa e acinzentada, e minha sina.

Ferias em pleno julho no sul do Brasil, tarde fria e umida perdida, ociosa.

uma daquelas tardes que pedem xicaras de cafe fumegante e bolo de milho..

Eu ali pensando dos 20 e poucos dias que me faltavam para partir e observando os gatinhos de rua que xeretavam cautelosamente os cantos da sala, gatinhos que havia recolhido na semana anterior logo que chegeui ao Brasil e estavam abandonados numa praca fazia dois dias conforme um motorista de taxi me informara. ( ISSO E SINA, POR ONDE VOU OS BIXOS ME ENCONTRAM OU VEM AO MEU ENCONTRO)

La no fundo da sala, entre duas poltronas num canto meio escondido estava meu Bau de pirata, digno de filmes de Hollywood com direito a cadeado e correntes envelhecidas, foi construido por um jovem artesao, habilidoso em madeira numa feira de artesanato cerca de 12 anos atras.

Aquele bau me chamava, ate que me ajoelhei diante dele. Havia colocado la coisas que nem recordava mais, mas sabia que as coisas que ali estavam eram para nao se perder no tempo e no espaco.

Minha mudanca para o exterior tinha sido tao repentina e desatrosa como quase tudo na minha vida.

Eu acho que sou a unica pessoa no mundo que sai de mudanca para um pais estranho para ficar sabe se Deus quanto tempo, e que faz a mala 1h antes da viagem. E que transporta bagulhos esquisitos para a casa dos pais a sete chaves mas que nao lembra o que tem dentro.

Eu acho que sou unica em coisas estupidas.

Recentemente descobri segundo uma vendedora de otica, que fui a cliente mais rapida que ela conheceu para escolher as armacoes de um oculos de grau nos 25 anos dela no comercio, segundo ela,..eu comprei um oculos e sai satisfeita em menos de 5 minutos.

Olhei rapidamente a vitrine, e um oculos de armaçao verde ficou me olhando dai eu so disse, ESTE, e entreguei a receita do oculista, paguei.

E perguntei quando ficava pronto!

E ela so me contou isso quando fui retirar os oculos, gastei mais tempo na loja escutando-a do que escolhendo e comprando. Nem tinha notado a velocidade em que fiz a compra, mas sai da loja convencida pelos relatos da vendedora que tenho (algum problema) visto que as pessoas gastam no minimo 1h para escolher uma armacao, entre varias provas de varios modelos e olhadelas de varios angulos no espelho!

E o mais curioso e que eu estou aqui falando sobre o oculos e eu nao olhei bem para ele ainda. fui verificar se ele realmente e verde, porque na verdade...ele serve apenas para que eu veja melhor atraves das lentes!!!! Eu nunca olho para ele!! E...confesso verificar se eles eram verdes mesmo, e acabo de descobrir que ele e VERDE, AZUL, E PRETO!

Confessem!!!! Voces estao curiosos para saber o que tinha dentro do meu bau nao e mesmo????

Pretencao minha!!! Na verdade e so uma forma de voltar ao assunto ja que me perdi contando minhas aventuras na otica.

Entao...la estava eu ajoelhada na frente dele,abrindo-o lentamente!

Nao pelo suspense, nem para dar um climax a coisa toda, mas... porque eu tenho medo de mim mesma!!!! E sabia Deus o que uma pessoa como eu poderia ter colocado la dentro...Nao era de se espantar que algo pulasse la de dentro ( nao seria o caso de ser um sapo ao menos...eu nao sou tao cruel)

Mas... a primeira coisa que vejo e uma caixinha de papelao,abro um sorriso quando desembrulho um porta joias de ceramica bem comum em forma de coracao, ele tem uma flor bem simples, pintada de azul num fundo branco, e as bordas filetadas em ouro.

O porta joias intacto que me foi dado pelo meu avo quando fiz 15 anos, dentro dele havia um broche no formato de uma abelha ornado com pedras de cristal nao e uma joia, mas era uma lembranca da minha infancia, acho que foi a primeira bijouteria que tive na vida, o meu broche de abelinhas que me foi dado pela Iza ( minha mae) Lembro dele ornando os macacoes jeans que usava na epoca da minha infancia enquanto corria, ou subia em arvores, ou desaparecia nos matos a cavalo por tardes inteiras nas minha expedicoes especiais ou vivendo as minhas fantasias de india!

Remexendo la entre papeis e fotografias antigas, descubro parte da minha vida, guardei as lembrancas todas dos meus aureos tempos da mihha infancia, animais...( encontrei uma foto da APOLONIA) uma cadela guaipeca que escondia e alimentava no patio da igreja porque meu pai havia me proibido sob pena de morte nao juntar mais cachorros das ruas e nem gatos.

A questao e...que a APOLONIA me seguia ate em casa...e no vai e vem de levar a cadela ao patio da igreja e vir para casa, fui surpreendida pelo meu pai no portao de casa que ja me olhava torto...e eu ja vinha...chorando!!!! Explicando e suplicando por uma vaga " rexona",(Pra quem nao sabe o que e...e um slogam de um comercial de tv dos anos 70 ou 80 que dizia...sempre cabe mais um) e meu pai impiedoso e implacavel dizia que NAO com um olhar de matador de criancas teimosas!

Aquilo durava uma semana talvez duas, ate que eu conseguia convence-lo que era o ULTIMOOOOOOOOOOOO !!!animal que eu trazia para casa.

E ficava feliz e agradecida ate...que la vinha um... De javu...!!!!

Mais uma remexida encontrei as luvas bordadas que usei no dia do meu casamento, cheia de perolas frus frus, que eu fiquei ate desconfiada se realmente usei aquelas...

Bom eu acho que eu tambem fui a unica noiva que foi ao cabelereiro no dia do casamento, chegou em casa e lavou a cabeca desmanchado todo o penteado... ( lindissimo, segundo os comentarios das velhas tias da familia de gosto duvidoso) e contratou um maquiador e que quando ele gracas a Deus foi embora, e lavou a cara imediatemente,porque nao estava acostumada com aquilo e pintou os olhos de preto, tao preto que mais parecia um guaxinim, e o Batom??? Nem pensar, pra inicio de conversa eu nao tinha um.

E para sorte minha o marido que me esperava na igreja tambem nao era assim tao exigente ou minuncioso.

Vamos considerar que a mae da noiva a Iza tambem nao era perfeita, porque planejou tudo minunciosamente, mas esqueceu do bolo ( nao esqueceu dele na confeitaria) Esqueceu de mandar fazer um.. E na festa...la estava uma mesa vazia bem centralizadda revestida de uma toalha de linho repolhuda, que nao entendiamos bem para que servia, ate o pessoal do bufet perguntar!

Pego uma sacolinha de tecido, e la dentro enrrolado em papel de seda esta, mais uma reliquia que me faz viajar no tempo, desta vez parte minha, mas nao toda minha.

Uma minuscula roupinha de bebe, a primeira que minha filha havia vestido na vida, tao pequena, tao macia em branco e rosa.

E me da tanta saudade, e tanta dor ao mesmo tempo!

saudade de saber que enquanto eu a tive nos bracos ela era feliz, eramos todos felizes, principalmente EU ERA!!!

Aquele bebe era uma coisa minha, era intocavel, era inquebravel, enquanto eu a tive nos bracos e no colo.

Nao sofria, nao chorava, nao gemia a infancia era de todos sorrisos..

a Vida prazer inesgotavel. abracos e beijos e afagos, acordar pelas manhas eram alegrias...

A dor...vem do fato que ela e dona do nariz dela hoje, se foi porta fora nao perguntou se podia, nao quer que lhe sequem as lagrimas, nem mesmo as mostra. e eu ja tenho duvidas se ela chora!!!!

Deixou a casa vazia, nem mesmo as pegadas deu para ser seguidas,nao deixou rastros porque...voou com asas de aguia, as vezes,pousa la num galho de arvore do meu jardim dando ares da graca.

Eu sei que ela e feliz. MAS RAIOSSSS!!!! Eu bem queria ter aberto a janela para que ela saisse voando, e nao deu tempo nem de arredar as cortinas!

voou tao cedo e tao alto que nao posso se quer alcanca-la.

Ha muitas coisas naquele bau, todas tem cheiro e cor, tem sabor...coisas de valores inestimaveis, meus segredos, meus medos,coisas que me valeram lagrimas e me arrancaram risos, coisas que me fizeram ser o que sou.

Abrir um bau destes,cadeado a 7 chaves, e remexer depois de tanto tanto tempo e o mesmo desvendar os misterios das escolhas que fizemos ao longo da vida,

Sao descobertas de tempos de guerra e paz que formaram condutas e direcoes, uma jornada e talvez o resumindo... e o mesmo que olhar a si mesmo num espelho que nao reflete a imagem, mas o a alma e o coracao.

pode ser que ninguem ache, mas meu bau de pirata contem moedas de ouro puro e raro!!! Com a diferenca que se um dia descoberto e violado nao tem valor a ninguem, porque sao moedas que nao se pode usar duas vezes. cunhadas pelos dias que ja vivi...

Eu vou continuar remexendo entre os intervalos dos goles de cafe de minhas ferias..e talvez quem sabe eu pare, quando desistir de saber quem sou.