Saudade, a dor lacerante

A palavra saudade descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. Tem origem no latim "solitas, (solidão), na forma arcaica de "soedade".

Dizem os estudiosos que foi cunhada na época dos descobrimentos, e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações.

Afirmam também que é uma palavra que só existe na língua portuguesa, que é intraduzível para outras línguas, contudo, trata-se de um sentimento universal. Sentimento esse que faz parte da natureza humana, que se manifesta em algum momento da vida e está relacionada a pessoas, fatos ou situações vivenciadas no passado.

A saudade é a maior prova do que o passado valeu à pena, pois só se tem saudade de coisas boas.

Os negros retirados criminosamente da África, às vezes apresentavam um estado de grande apatia e inanição, decorrente do desterro, o que, às vezes, podiam levar à morte. Muitos morriam de tristeza durante a viagem nos porões dos navios, não chegando nem mesmo ao destino imposto. A esse sentimento eles davam o nome de banzo, que devidamente pesquisado e apurado, equivalia ao mesmo quilate de saudade.

A saudade pode ter um significado positivo ou negativo. Ela pode ser boa, enquanto nos lembramos de bons momentos que ficaram para trás, como a infância, a primeira namorada, passeios, viagens e outras passagens alegres da nossa vida. Mas, para outras pessoas, esses mesmos acontecimentos podem ser negativos e até gerar sofrimento quando relembrados.

Quando a saudade não cabe mais no peito, ela transborda pelos olhos, e o sofrimento chega de forma cruel.

Há pessoas que sofrem com a saudade por se prender ao passado a ponto de paralisar suas vidas atuais. Em geral, isso ocorre porque elas não aceitam a sua realidade atual, porque foram felizes no passado e não o conseguem ser agora ou porque não se sentem capazes de recuperar algo ou alguém perdido que faz muita falta.

O sofrimento nesse caso se deve ao fato de elas se culparem pela perda. Mas no geral a saudade pode vir de varias formas e de vários pontos, é um sentimento universal como já dito, mas muito pessoal e a cada pessoa ela fere de uma forma e lacera de modo distinto. E como dói!