Aprender a compreender! Ninguém te faz sofrer é você que aceita o sofrimento.

Por diversas vezes na vida me encontrei em situações de conflito, nessas o que mais me entristece é a nossa falta de compreensão, nossa facilidade para achar que os outros querem nos fazer mal.

Muitas vezes quando há uma briga em uma relação, seja ela qual for, marido e mulher, patrão e funcionário, irmão e irmã, cliente e empresa é porque um dos dois, não analisou o contexto e julgo apenas a situação, não considerou o contexto, não buscou entender as razões.

No caso de empresas muitas sofrem querendo fazer com que a equipe entenda que “"o cliente tem sempre razão” o que é uma grande mentira. Nem sempre o cliente tem razão, nem sempre as pessoas que se relacionam com a gente tem razão, as vezes, elas estão erradas, mas não é essa a questão. O cliente não tem sempre razão, mas ele tem suas razões. Cabe a nós entender as razões que levam as pessoas a tomar ou não certas decisões e mais cabe a nós considerar o contexto para agir.

Analisar o contexto signica considerar o que há por trás da ação. Por exemplo: Uma pessoa da sua familia esqueceu a data do seu aniversário. Do jeito que a maioria faz isso seria motivo para odiar essa pessoa, para achar que ela não tem consideração por você, para achar que ela não merece sua amizade.

A questão é: Você acha mesmo que se ele tivesse que escolher entre te falar parabéns ou esquecer seu dia ela preferiria a segunda opção? Você acha mesmo que porque o seu aniversário passou batido é porque essa pessoa não gosta de você?

Se disser que esquecer algo mostra que a pessoa não gosta de você, sugiro que se relacione com uma agenda, afinal de contas está dizendo que quem lembra é amigo, quem não lembra não é, coitadinhos dos seus amigos que adoram você, mas não sabem trabalhar com agenda.

Você pode até se sentir esquecido, mas não deixe que esse sentimento norteie suas ações, quando se sentir assim olhe o contexto, olhe o cenário avalie com os olhos do bem e saiba aceitar as pessoas como elas são, afinal de contas a expectativa é a mãe da desilusão e como diz a frase “você não vai conseguir impedir que os passaros sobrevoem sua cabeça, mas pode impedir que eles façam ninhos.”

Não se faça vitima, nem incrimine ninguém, os sentimentos maus são como tempestades, destroem arvores centenárias em segundos.

Essa é a maior das batalhas! voce contra você mesmo!

Um forte abraço e uma boa semana!

Rafael Régis Somera