AI, SANTO ANTÔNIO!!!...

Jamais poderia imaginar que o meu Santo Antônio pudesse ser um santo tão ciumento. Pois é, e muito1 Depois daquela conversa séria que tive com São Francisco, sem dar a mínima pra ele, (os dois santos de

madeira ficam juntinhos na mesma cantoneira ), ele ficou muito sério e cobrando-me mais atenção. Sempre nos mantivemos um pouco distantes.

O seu hábito preto e dourado, imitando rico brocado destoava com a simplicidade de São Francisco: hábito humilde , simples, e de extrema pobreza.

Além do mais, ele estava sempre às voltas com seu Menino Jesus nos braços e nem pensei sequer me visse.

- Tu pensas que sou apenas “Santo Casamenteiro”?

Eu que estava lendo no quarto, assustei-me com aquela voz forte carregada de sotaque, e ele continuou:

- Gosto, é certo, de ajudar as mocinhas unindo-as e as direcionando para o casamento. Elas são alegres, simpáticas e pedem-me com tal graça e encanto na voz....

Festejam-me com alegria: quadrilhas , foguetes, roupas coloridas, bandeirinhas , quentão ...

Fico alegre e levo os pares a se encontrarem e serem felizes para sempre.!!!...

- Péra aí, Santo Antônio, penso que seu prestígio está um pouco em baixa, em declínio...(a carequinha circundada por uma coroa dourada ficou vermelha pelo desafio – raiva? )

Hoje, pelo que sei, os jovens só querem “ficar”, sem aceitarem encargos nem compromissos. As mulheres querem estudar, investir numa carreira, serem independentes e vencer na vida... Quando se casam logo,logo desfazem a união que quase nunca é duradoura... Vale a pena insistir? (ele ficou de cara amarrada)

Ah!Santo Antônio , se você pode ajudar de outras maneiras, dê uma olhadinha pelo povo brasileiro que anda tão triste!... Você sabe o que está acontecendo por aqui? Uma vergonha nacional, só decepção, falta de

ética e rapinagem por todo lado...Inclua em suas prioridades, por favor, abrir as cabeças de nossos dirigentes, ensinando que administrar não quer dizer roubar...Tanta violência, invasões por todo lado, até no Congresso,um total desrespeito à democracia, um horror!...

Vem aí o “Dia dos Namorados”, o “Dia de Santo Antônio” a “Copa do Mundo”, ah! a maior festa para o povão brasileiro!!!

O Brasil já está todo colorido de verde e amarelo, verde de esperança,sonhando incluir mais uma estrela em sua bandeira de “PENTA” na conquista do “HEXA”!!!

Os jogadores já sabem até cantar o Hino Nacional.!!!.....

Por favor, Santo Antônio dê uma forcinha! não vá se esquecer e torcer pelo o time do “Filipão”, hein?

(Ele continuava a embalar o Menino Jesus e nem parecia me ouvir...)Estamos precisando amenizar as decepções do povo brasileiro e sua ajuda é muito preciosa...

Parei de falar e ele continuava quieto e calado. Parecia pensar e daí a pouco soltou o verbo ,com carregado sotaque português ,falando depressa e eu me esforçava para entendê-lo:

- Olha aqui, ó rapariga, eu até ajudaria se pudesse, mas não posso...Os problemas de teu país só podem ser resolvidos pelos próprios brasileiros num conjunto de esforços , numa tomada de atitude sem ter a ver com minha ajuda.

Quanto à “Copa do Mundo “ é claro que torcerei pela turma do “Felipão”, ora pois pois...

Agora se queres casar, é comigo mesmo, rapariga, te arranjo logo um noivo.....

Eu não disse que não me entendia bem com Santo Antônio?

(e São Francisco me sorria complacente. com aquele sorriso matreiro que eu conhecia bem...)

Linandre
Enviado por Linandre em 08/06/2006
Código do texto: T171603