Você esqueceu da avó

Nesse último domingo,26/07,dia de St'Ana avó de Jesus ,data também no calendário como:Dia da Avó.Entretanto,com pesar constatei que pouco se falou na homenageada.Nenhum movimento sobre o assunto. Os meios de comunicação pareciam silenciosos,pois dão sempre preferência as notícias de tragédias ,crimes ou escândalos.Os comerciantes náo investiram em propagandas´pois cautelosos sabem que não teriam retorno financeiro.E nas famílias poucas fizeram festa para aquela que muito representa como segunda mãe, nem sequer sendo merecedora de um carinho especial.

É triste essa realidade, mas é um fato!E quem é essa avó no contexto social familiar? Por que tão despresada?

Antigamente,a figura da avó era vista como uma velhinha, de óculos em cadeira de balanço a tricotar ou fazendo crochet, ou ainda com um terço na mão.Ela era dependente do marido quando ainda não era viúva.Se o marido tivesse morrido, ela era acolhida pelo filho ou filha de melhor condição ou que daquele familiar onde ela melhor se sentisse amparada. Competia a avó quase sempre sustituir a mãe nos momentos de doenças ou de férias escolares dos netos.Na relação avó e neto havia muito respeito.O ritual de tomar abenção era comum.

Atualmente,com o modernismo e a evolução do papel da mulher,consequentemente passamos a ver a avó com outro perfil.Ela agora,quase sempre é economicamente independente.Isso trouxe muitas mudanças na família,pois além dos costumeiros papéis passou a ter obrigações com despesas.E, então, sua tão sonhada aposentadoria

passou a ser vista pelos filhos e netos como fonte de renda na qual

toda família usurfrui.E isso o que representa para a avó? No mínimo, um sonho desfeito! Ela que trabalhou tanto e na idade madura que pensava ter melhor qualidade de vida se sente ,muitas vezes,privada de realizar um passeio, uma viagem e até de comprar seus remédios.

E essa avó, apesar de tudo. quando ver chegar seu[dia em que deveria receber ao menos um carinho,recebe...o esquecimento de seus netos com a omissão de seus próprios filhos.

yedamsm
Enviado por yedamsm em 29/07/2009
Código do texto: T1726009