Tempos de outrora

Recebi, hoje, uma visita por demais interessante.Era uma amiga de infãncia que há muito não nos víamos.A última vez que tínhamos nos encontrado foi na despedida da turma concludente do Curso Pedagógico, de nível médio.Há mais de 50 anos que não nos encontrávamos.Cada uma tomou seu rumo após 12 anos de convivência em colégio de freiras.Ela voltou para o interior onde seus pais viviam e eu, fiquei em minha terra natal e, pouco depois,transferi-me para Fortaleza,capital do Ceará,onde prossegui meus estudos.

De lá p'ra cá ,quantas coisas se passaram!E hoje, nos defrontamos num encontro que veio avivar de nossas memórias cenas passadas e mostrar que uma amizade, quando sincera, não morre, não importando a distância e o tempo.

Conhecemo-nos quando ainda criança.Estivemos juntas pela adolescência e início da juventude e nos separamos antes de completarmos 20 anos. Hoje, alí num abraço, e apesar dos anos, ainda sentiamos a mesma amizade de outrora.O tempo passou e a amizade permaneceu forte.O seu tom de voz e seu jeito de ser me parecia o mesmo.Presenteou-me com um kit de doces caseiros de frutas regionais:limão,laranja e caju contando que por, todo esse tempo, vive a fazer doces para o seu sustento e de sua família.Sentamos e conversamos bastante querendo colocar as notícias em dia. Foi muita conversa fora.E no entremear de uma conversa e outra , uma fugida no pensamento em relembrar o nosso tempo de colégio,as nossas brincadeiras infantis, os nossos sonhos , os nossos segredos compartilhados ,as nossas rebeldias de adolescentes e enfim, saudades das freiras que, muitas vezes, foram enganadas por nós quando burlávamos as terríves ordens disciplinares.

Apesar dos nossos caminhos diversos, onde cada uma passou momentos tristes e alegres,nenhuma lamentou a sorte ou destino.O nosso bom astral de criança permanecia o mesmo.Aliás, durante horas a recordar, o nosso espírito infantil comandava a nossa conversa.E,rindo nos abraçamos, na despedida, dizendo uma para a outra que o tempo passava por nós ,mas não conseguia levar nossa amizade e nem nossa jovialidade.

Obrigada aos ventos que me trouxe de volta uma amiga que estava sumida e me deixou fortificada ,na certeza,que a amizade perdura, não importando o tempo e a distância.

Autora:Yeda de Moraes Souza Machado

Luis Correia,30/07/2009

yedamsm
Enviado por yedamsm em 30/07/2009
Código do texto: T1727941