FALA SÉRIO!...

Você respeita o horário das festividades impressas nos convites que recebe? Chega sempre antes da hora uns dez minutinhos? Fala sério! Eu tenha uma amiga que foi uma festa de casamento e a noiva atrasou mais de uma hora. Ela disse que o sapato apertava, o vestido incomodava, os cabelos e a maquiagem derreteram e a noiva nada. Fala sério! Precisava demorar tanto assim? Se o atraso é chique exagerar é falta de respeito aos convidados.

E a festa de colação de grau que parte das pessoas estava de pé no auditório por falta de assento e a solenidade não começava aguardando o governador. Ele era paraninfo da turma e nem estava aí para seus antigos e talvez futuros eleitores. Quem chegou cedo conseguiu lugar para sentar-se em compensação o tempo de espera foi ainda maior. Fala sério! Se parar o bicho pega, se correr o bicho come.

Insisti para uma criatura tomar o café da manhã que daria tempo de pegar o ônibus. Ele muito certinha preferiu ficar em jejum e chegar com antecedência na rodoviária. O transporte atrasou quase meia hora esperando um desses passageiros retardatários. Fala sério! Aquele que deixou de comer para chegar na hora foi ignorado.

Quem chega atrasado para o almoço fica “debaixo da mesa”. Ditado antigo que quer dizer, “passou batido”, ficou sem comida. Mas em contrapartida aqueles que não gostam de pontualidade, revidam com o dito popular: “o apressado como cru”. Fala sério!

Segundo Millor Fernandes, “pontual é alguém que resolveu esperar muito”. Fala sério! As criaturas bens educadas respeitam as pessoas não as deixando esperar e no mundo dos negócios é fundamental a pontualidade. A sua ausência leva a perda de cliente, de dinheiro, de competitividade e macula ainda a imagem da empresa e da própria pessoa que a representa.

Para quem não gosta de ser pontual aponta esta virtude como sendo própria dos chatos. Fala sério! Você, por exemplo, gosta de esperar? Acha ruim quanto alguém não cumpre um horário com você? E em relação a outro, você é pontual? Cumpre no horário os compromissos acordados? Fala sério! Ponha-se no lugar de quem está esperando por você e seja ético, educado e gentil.

A pontualidade é um dos pressupostos básicos das boas maneiras, respeitar o tempo das pessoas é marca dos bem-educados. O problema de ser pontual, segundo Franklin Jones, é que não há ninguém lá para elogiar você.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 02/08/2009
Reeditado em 02/05/2020
Código do texto: T1733551
Classificação de conteúdo: seguro