O que é ser melhor: inteligente ou sábio?

Muitas vezes, deparei-me com situações tão embaraçosas que me obrigou a refletir sobre o tema acima.Também, outras tantas vezes, presenciei cenas tão constrangedoras que, por necessidade, passei a meditar sobre a inteligência e a sabedoria.E agora, passo a escrever contando que conclusões cheguei pois, quem sabe, ajudará a alguém a procurar o melhor caminho encontrando a felicidade.Não que me julgue a dona da verdade, mas é que comigo despertei para um novo caminhar. Vejamos.

A inteligência foi dada por Deus, o Pai Criador de todos os seres humanos para que cada homem a colocasse em desenvolvimento e aprendesse a trabalhar criando condições para seu próprio sustento e de sua família, vivendo com dignidade em busca da felicidade.Não existe homem sem inteligência, pois esse é fator diferencial entre um homem e um animal.Uns tem mais inteligência, outros menos...mas todos tem.

Assim é que os pais, ao nascerem seus filhos, procuram dar o melhor de si para que tenham, dentro das possilidades, filhos saudáveis e com nível de inteligência dentro de padrões da normalidade. normalidade.Até nas camadas menos favorecidas pbservamos essa preocupação.

Ao lado da inteligência dada por Deus, Ele tambpem presenteia a cada ser humano com o lívre arbítrio o que faz cada um ser responsável por seus atos. Assim sendo,cada ser humano, após a maioridade e dentro da normalidade é responsável por suas ações e consequencia de suas atitudes e atos.

Dessa forma, é dever do adulto ensinar as crianças o parâmetro entre certo e o errado, entre o Bem eo Mal.Isso é muito importante!Inicia a criança o seu caminhar sabendo distinguir o que deve fazer e não fazer...dando base para o andar na juventude e na vida adulta.Quedas, algumas vezes. é normal como aprendizagem, porém permancer caindo é burrice. Errar é humano, mas permanecer no erro, é idiotice.

Porém, mais importante que a inteligência é a sabedoria, algo que nos vem após o nascimento como dádiva de Deus.É um Dom que nos vem através do Espírito Santo como presente, mérito de cada um em receber.Para termos sabedoria precisamos pedir e invocar, além de nos tornármos merecedores. A sabedoria é a maior de todas as riquezas. É melhor que o ouro e a prata.

É pela sabedoria que o homem encontra a luz para iluminar seus caminhos sabendo agir certo, nomomento e na hora oportuna fazendo bom uso de sua inteligência.Percebe e descobre a VERDADE que guiará seus passos. O homem sábio não faz coisas erradas, pois não é caoaz de desagradar seu Criador e o discernimento, outro Dom, o acusa como andando no caminho perigoso e não verdadeiro de encontrar a paz. O homem sábio só anda pelo caminho da Verdade, não consegue ser ludibriado com falsas motivações e enganadoras ilusões. Prefere a realidade, em vez da utopia.

Portanto amigos, preferível mil vezes um homem sábio, a um homem inteligente! O homem inteligente e sem sabedoria, não encontra, nunca, o caminho da felicidade.Vive sempre insatisfeito, tropeçando por onde passa.E não consegue se levantar dos tombos da estrada. Desanima sempre diante do primeiro obstáculo, desistindo

de seus objetivos.

Conclui que nada adianta ser inteligente se a pessoa não agir com sabedoria. E você o que acha?

Autora: yedamsm

Parnaíba,04/08/2009

yedamsm
Enviado por yedamsm em 04/08/2009
Código do texto: T1735475