ISTO É UM ASSALTO?!!

Mateus é um homem bem-sucedido na sua profissão, resultado obtido pela sua forma exclusiva de tratar os seus clientes. Ele não é um empresário, muito menos um comerciante; trata-se de um ladrão ou como ele mesmo diz: “ Sou um arrecadador noturno”. Mateus se destaca pela maneira como aborda suas vítimas, ou melhor, seus contribuintes: com uma educação nobre e com um vestuário digno de celebridade.

A seguir, temos o relato do assalto/arrecadação feito por ele numa padaria:

Boa noite, senhora, tudo bem? Já está fechando o estabelecimento?

__ Sim, já estou fechando!

Entendo! Por gentileza, a senhora poderia levantar as mãos, pois isto é um assalto.

__ Moço, por favor, não atire!

A senhora me respeite, eu sou um ladrão, e não um assassino! Estou trabalhando honestamente, e a senhora insinua que sou um assassino!! Por favor, eu tenho índole e uma imagem a zelar!

__ Trabalhando?! Você está me roubando, seu vagabundo!!

Minha querida, que modos são estes? Uma pessoa com sua idade deve ser exemplo para nós jovens. Que vocábulos são esses? Que vergonha, meu Deus, que vergonha! Este mundo está perdido. É Este o exemplo que a senhora dar a seus filhos e netos? Eu não sou ladrão, sou um arrecadador noturno. Saio, à noite, para arrecadar algum dinheiro, antes eu trabalhava o dia todo, mas agora que passei num concurso só trabalho 4horas por dia.

__ Pois na minha terra, isto tem outro nome: Ladrão!!

Compreendo, isto ocorre devido a variação lingüística que há em nosso país. A senhora nunca ouviu falar em macaxeira, mandioca, aipim? São todas a mesma coisa. Assim, uns me chamam de ladrão, outros escroque, mas na verdade sou um arrecadador.

__ Um homem jovem, bonito, elegante, assaltando as pessoas. Por que o senhor não vai trabalhar ou estudar?

Minha senhora, por acaso está insinuando que eu não trabalho e nem estudo? Pois bem, fique sabendo que estagiei durante 2 anos no CAJE, e conclui minha graduação na Faculdade Federal da Papuda, e hoje, trabalho no gabinete de um deputado corrupto. E , por favor, passe logo o dinheiro que tenho que continuar o meu serviço!

__ Está aqui!

R$ 100,00!! Só isso?!! O pessoal hoje em dia não come mais pão?

__ Você queria o quê? Hoje, o movimento foi fraco!

Claro, olha o preço do pão, é um absurdo! Senhora, faça o seguinte: diminua o preço do pão e aumenta a variedade dos produtos. A senhora tem que ter visão de empreendedor. É por isso que este país não vai pra frente, as pessoas não procuram se qualificar antes de abrir algum negócio, e quando falem, colocam a culpa no governo, nas taxas de impostos. É um absurdo!! É inadmissível!

__ Agora, lascou mesmo! Quem é você pra me falar como eu devo administrar o meu estabelecimento, seu vagabundo!!! Pegue o dinheiro e some daqui!

Minha querida, só quero lhe ajudar! Fique sabendo que todos tem sempre algo a ensinar.

__ Vai ensinar a sua mãe, filho da p....!!

A senhora respeita a minha mãe, pois neste momento ela está assistindo à novela, provavelmente, numa tevê de plasma que comprei, porque é pra isso que trabalho: pra dar conforto aos meus familiares. Portanto, não fique xingando uma pessoa que não faz mal a ninguém.

__ Se você não for embora, eu vou chamar a polícia pra você!

E por acaso, em algum momento, eu pedir a senhora pra chamar a polícia pra mim? Não incomode os policiais, são pessoas honestas, trabalhadoras que visão pela segurança de cidadãos honestos igual à gente, portanto deixe-os trabalharem.

__ Honesto?! Você não passa de um cara-de-pau safado!!

Oh! Meu Deus, tira a mágoa do coração desta mulher!! É homem não é?!! A senhora tem que se valorizar, se ele não te quer, paciência, bola pra frente, a vida continua. Está cheio de homens solteiros querendo uma coroa bonita igual à senhora, para de ficar se lamentando por aquele traste.

__ Meu filho, você já pegou o dinheiro, agora some daqui antes que eu faça uma loucura.

Infelizmente, já percebi que a senhora está tecendo terceiras intenções para comigo, como eu sou um homem fiel, não poderei continuar com o nosso diálogo. Passar bem, boa noite!!