Dra. Nise da Silveira x Dr. Castanho x Capitalismo

João dos Santos Leite - CRP 04-2674 - 30/06/09

Dra. Nise da Silveira x Dr. Castanho x Capitalismo

A dra. Nise da Silveira(1905-1999) foi eminente Psiquiatra Alagoana, precursora do processo de dignificação ( não humanização ) do tratamento psiquiátrico hospitalar, atualmente sendo homenageada pela autora Glória Perez em sua novela das 08.

Não sei se teve a mania do Dr. Castanho, pular o tapete da porta, mas a dra. Nise da Silveira desenvolveu método terapêutico para pacientes asilados, preconizando que a manifestação livre do inconsciente em atividades artísticas (Seção de Terapêutica Ocupacional): pintura, música, escultura, literatura, etc., minimiza o sofrimento emocional e constrói uma ligação com a realidade, aumentando as possibilidades de uma vida mais serena, apesar de desagregante enfermidade.

O dr. Castanho, além de prestar tributo à dra. Nise, convida à reflexão sobre a inconveniência do preconceito e discriminação da “doidura”, pois de “médico e louco todos temos um pouco” e que basta m relações interpessoais positivas, respeito, um tanto de afetividade para se viver feliz!

Da minha parte, alio, quando oportuno, a economia aos efeitos benéficos da terapia ocupacional.

Sugiro à pessoa sujeita ao descontrole do inconsciente que é possível explorar economicamente a “loucura” e, atualmente, mostro o exemplo da TV e da Glória Perez que faturam alto, ao mesmo tempo que instruem e entretêm o telespectador, incentivando-a a pintar, escrever, esculpir, compor ou seja lá qual for o seu dom, geralmente exacerbado com a liberação involuntária da inconsciência.

Se não ganhar dinheiro, pelo menos é um aceno, uma luz a clarear as trevas das profundezas do inconsciente!

Joao dos Santos Leite
Enviado por Joao dos Santos Leite em 07/08/2009
Código do texto: T1741377
Classificação de conteúdo: seguro