Cinema II

Outro bom filme a que assisti foi “Como era Verde o Meu Vale” de dois lendários homens do cinema: Darryl Zanuck (produtor) e John Ford (diretor). Com um grande elenco na época, Walter Pidgen, Maureen O´Harra, Donald Crisp, Barry Fitzgerald, Roddy McDowall.

Outro excelente filme de John Ford como diretor foi “Depois do Vendaval”, de 1952. Retratava a vida numa pequena cidade da Irlanda com John Wayne, Victor Mclaglen, Maureen O´Harra, Barry Fitzgerald e Ward Bond. Nesse filme acontece a briga mais famosa do cinema, entre John Wayne e Victor McLauglen. A briga foi motivada por John Wayne estar gostando da irmã de Victor McLauglen, considerado o homem mais forte daquela região da Irlanda. O irmão apenas daria permissão para a corte se o pretendente o enfrentasse de mãos limpas em uma briga. E o troféu valia a pena, pois Maureen O´Harra era uma das atrizes mais bonitas do cinema, da época. No filme também são magistrais as atuações de Ward Bond e de Barry Fitzgerald. Quem assistiu a esse filme saberá do que eu estou falando.

De outro grande diretor do cinema americano, Billy Wilder, não me sai da memória o filme “Cinco Covas no Egito”, de 1943. Esse filme era passado na época da Segunda Grande Guerra, a estória se desenvolve no Cairo, em um Hotel onde os grandes oficiais do exercito alemão iam repousar das batalhas no deserto, travadas contra o exército inglês.

O Hotel era dirigido por Farid (Akim Tamiroff) e um dos únicos funcionários era o agente britânico, disfarçado de garçom com um defeito na perna. Esse agente/garçom chamava-se Davos e era vivido por Franchot Tone ator muito bom, mas de quem poucos se lembram.

Também havia a participação de Anne Baxter como a serviçal francesa Mouche. Os oficiais retratados nesse filme eram o Marechal von Rommel vivido por Erich von Stroheim, seu ajudante de ordens era o coronel von Bretzer interpretado por Peter van Eick. Ainda tinha o ator italiano Fortunio Bonanova que interpretava o General Sebastiano.

Em determinada cena o general italiano cantava em seu quarto uma ária de uma ópera de Verdi quando foi interpelado pelo ajudante de ordens de Rommel, dizendo-lhe que a música estava incomodando o marechal que estava estudando as próximas ações do exército alemão.

Então, o general Sebastiano, que era aliado dos alemães, disse: “..O que entende de música uma raça que arrota ? “.

Este deve ter sido um diálogo muito pitoresco na história do cinema.

Laércio
Enviado por Laércio em 09/08/2009
Código do texto: T1745256