Ayrton Senna

Qual brasileiro não se orgulha quando escuta esse nome? Ayrton Senna da Silva, nome de tantas glórias e conquistas. Homem de muita bravura que, ao ultrapassar a linha de chegada, já erguia seu braço com o nome de toda a nação, tornando-se conhecido mundialmente pelo seu carinho e patriotismo.

A 1 hora e 5 minutos do dia 21 de abril de 1960, nascia Ayrton. O sonho e o amor por carros começou cedo. Desde pequeno, pegava o carro do pai escondido e dava umas voltas no quarteirão, para desespero da família.

Ayrton era um relâmpago, um curto circuito. Aos 7 anos ganhou do pai um kart. O motorista da família, levava o garoto para treinar numa pista do parque do Anhembi. Obediente e pacifico fora das pistas, evitou trombar com o pai, quando Sr. Milton lhe pediu que esquecesse as corridas e começasse a pensar seriamente no futuro, logo após uma temporada na Europa, onde havia conquistado o título de campeão inglês na fórmula Ford 1600.

O sonho de ser piloto se concretizou quando Ayrton tinha 16 anos, ao ganhar sua primeira corrida em Detroit, 1976.

A primeira vez que entrou na fórmula 1, foi em julho de 1983 para fazer um teste a convite de Frank Willians. Bateu o recorde do circuito em Domington, na Inglaterra.

Após ganhar vários títulos na Fórmula Ford 2000 e na Fórmula 3, finalmente entrou na elite do automobilismo mundial em 1984.

Em 1976 ganhou do leão Nigel Mansell por 14 milésimos de segundo, a segunda menor diferença até hoje nos arquivos da fórmula 1.

O primeiro show foi no GP de Mônaco, embaixo de chuva. Largou em 13º e chegou ao término em 2º lugar.

Ayrton encerrou sua gloriosa carreira no GP de Imola, na curva Tamburello. Seu carro bateu contra um muro de concreto, atingindo fortemente sua cabeça, o que causou sua morte cerebral.

Essa tragédia ocorreu no dia 01 de maio de 1994. um fato histórico, não só para as pistas, mas também para todos os corações brasileiros.

Títulos Importantes

Tricampeonato Mundial de fórmula 1

(1988, 1990 e 1991)

41 vitórias e 65 Pole-position na Fórmula 1

Campeão inglês na Fórmula 3 (1983)

Campeão Inglês na Fórmula Ford 1600 (1981)

Campeão Inglês e Europeu da Fórmula Ford 2000 (1982)

Jennifer Xavier

Jennifer Souza
Enviado por Jennifer Souza em 13/06/2006
Código do texto: T174751
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.