O que te deixa feliz?

O que te deixa feliz? Parece simples de responder esta pergunta, não acham? Contudo caso acontecesse, por um acaso, de ser colocada dentre as questões existentes em qualquer prova de vestibular muitos perderiam ponto nessa questão, mesmo sendo subjetiva, porque provavelmente muitos não conseguiriam responder, pois ficariam procurando a felicidade em coisas supérfluas esquecendo-se do tempo e de terminar de responder as outras perguntas. Alguns até posteriormente reclamariam o motivo dessa pergunta sem objetividade numa prova tão importante como um vestibular, não compreenderiam a real dimensão, diferentemente das perguntas específicas de cada disciplina que normalmente caem e que no meu ponto de vista, essas sim muitas vezes sem a menor importância, ou vocês acreditam que sabendo quem era o capitão da terceira nau que acompanhou a corte real de Portugal para o Brasil vai melhorar em alguma coisa a sua vida.

Mas realmente o que te deixa feliz? Um carro do ano de cem mil reais na garagem? Uma mansão de um milhão nos Jardins ou no Morumbi (bairros nobres de São Paulo)? Comer caviar no café da manhã todos os dias? Estar acompanhado de mulheres bonitas (e burrinhas)? Estar sempre rodeado de “muy amigos” nos fins de semana? Ficar milionário na mega-sena? Ser famoso mesmo por meio da sua ignorância? Ser executivo de uma multinacional, poder viajar sempre para a Europa ou EUA,sem poder levar a família? Ser invejado por todos? Poder comprar tudo o que deseja? Ser jogador de futebol? Ser uma pessoa super ocupada com diversos compromissos,sem tempo para acompanhar o crescimento do seu filho? Ter cinquenta mil “amigos” no ORKUT? Pois são tantas as vontades que continuaria citando até amanhecer. Agora entre nós será que tudo isso realmente nos deixaria feliz?

Difícil de responder né? Eu sei, ou vocês acham que eu também já não sonhei com isso? Afinal somos humanos e nunca estamos satisfeitos com o que temos. Podemos ser felizes, mas satisfeitos nunca!!! No entanto chega um momento da vida que as pequenas coisas já começam a nos deixar gratos por termos conseguido, por exemplo, acordar pela manhã e descobrir que Deus lhe deu mais um dia de vida e com saúde; poder tomar o café da manhã, mesmo simples; olhar nos olhos de sua esposa e descobrir que a cada dia está mais apaixonado por ela; poder ir trabalhar, seja qual for a condição e profissão sabendo que muitos gostariam de estar no seu lugar; ainda ter a sua mãe e o seu pai por pertos para quem sabe de vez em quando ainda ouvir alguns conselhos; aprender a aceitar o erro; que tem alguém que nos ama; aprendermos a ouvir mais e esperar o momento certo de falar; que não precisamos ser obrigatoriamente perfeitos; que melhor do que muitos “muy amigos”, melhor ainda um amigo de verdade; que estamos na Terra apenas por um momento; escutar aquela música de quando se apaixonou pela primeira vez; que a verdade dói, mas é necessário; poder dormir tranquilo, consciente de que fez o seu melhor no dia que passou; que independente da situação, rir ainda é o melhor remédio; poder viajar; jogar um futebolzinho nos fins de semana; assistir um joguinho de futebol do seu clube de coração na televisão acompanhado do filho ou ir ao estádio e acompanhar ao vivo; fazer um churrasquinho com a família; acompanhar o nascer do Sol e o pôr-do-Sol; a Lua no seu auge, cheia e brilhante; abrir o seu e-mail e ver a sua caixa de entrada repleta de mensagens de seu melhor amigo(a),com um BOM DIA enorme e um monte de baboseiras, simplesmente para lhe trazer um pouco de sorriso no dia que está começando; poder deitar no sofá e dizer que hoje não quer fazer nada;deliciar-se com um bom livro;sair andando na chuva no verão;sentar-se de frente para o mar;...

Caracas!!!!! Quanta coisa pode nos deixar felizes. Por que será que ainda tem tanta gente descontente com a vida e consigo próprio? Que levantam de mau humor, reclamando de tudo? Que sofrem de depressão, que se utilizam de drogas para viver, que acham ruim de ver outros rindo, curtindo a vida?

Qual o sentido da vida para estes? Poder ter tudo que desejas, quando quiser? Para esses o mundo será sempre um castigo enquanto estiverem vivos, perambulando pra lá e pra cá, sempre ocupados procurando a felicidade a qualquer custo, sem nunca ser o suficiente, sempre querendo mais, mais, mais e mais...

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 13/08/2009
Reeditado em 13/08/2009
Código do texto: T1751316
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.