Qual o Caminho de DEUS?

QUAL O CAMINHO DE DEUS?

Desde tempos imemoriais as religiões se batem entre si, seja em discussões intermináveis, seja em sangrentas batalhas, preconceitos, etc. Recordo-me dos anos de 1938, na época eu estava na adolescência, que perto de nossa residência foi montado um Templo Protestante. Ele era alvo de Ate o inusitado preconceito, principalmente porque suas orações eram com estardalhaço, berravam e se postavam circunflexo (meu pai dizia, os bodes já estão com a bunda pra cima). Os católicos não o aceitavam e as beatas incitavam as crianças a jogar pedras sobre o telhado do Templo para perturbar as pregações. Na época sequer se ouvia falar (pelo menos no meu âmbito social) em outras religiões. Na verdade, meus pais se declaravam católicos, porém como nessa época estavam procurando suplantar uma grave crise financeira porque havia perdido tudo com as estiagens que os obrigaram a fugir para a cidade, como flagelados, não praticavam a religião. Só aprendíamos as orações pelas aulas dadas no Grupo Escolar, então participante do currículo. O espiritismo era obra do Satanás. Ubandismo e Quibandismo, eram alvos de perseguições policiais. Estou comentando ocorrências do meu tempo de criança.

Adulto tomei conhecimento das mais diversas organizações religiosas como sendo o Catolicismo preponderante. Com a crescente liberdade religiosa, embora me considerando católico, por curiosidade e pelo natural desejo de saber e conhecer, freqüentei igrejas protestantes, tendas de Umbanda, menos a de Quimbanda porque se dizia que ela era dirigida para a pratica do mal. Finalmente me concentrei mais na doutrina espírita e depois de pesquisar sobre os procedimentos e rituais das mais diversas religiões e seus “caminhos para Deus”, em verdadeiras batalhas, ações contraproducentes com a beatitude de Deus. Finalmente encontrei o meu ponto alvo. O espiritismo de Alan Kardec. Esta é pois a doutrina (alguns a classificam como religião) onde realmente se pratica o Amor ao próximo pregado pelo Filho de Deus e que se supõe seja o mesmo do Criador. Jamais presenciei num Centro, verdadeiramente espírita, onde se prega a doutrina de Kardec, se falar em dízimos ou outra coleta de numerário para sua manutenção. Todos são mantidos por abnegados que os financia dos próprios bolsos. Conquanto neles haja freqüência de pessoas interessadas em melhoria material, realmente se objetiva a melhoria espiritual ou afastar o “mal” que se julgam perseguidos, o que atribuo a preconceitos e tabus. O fato é que a doutrina espírita procura realmente a melhoria espiritual e “luta” com o objetivo de amar ao próximo como ensinou o Messias.

No século passado, com o estado laico, surgiram outras Igrejas que embora se digam pregar a salvação espiritual e material, no fundo são realmente casas de negócios e conseqüente exploração da gente humilde, os obrigando a pagar dízimos (isentos de impostos, absurdo) ou serão levados para o Inferno. Infiltraram-se nos meios de comunicação e na política como fim de proteção e conquista de favores do Estado, tornando-se altamente poderosas. Varam as madrugadas conquistando mentes desfavorecidas e outras interesseiras, apresentando “milagres, milagres”, com “atores” previamente contratados.

Seus dirigentes se apresentam com “cordeiros de Deus”, porém são ferozes lobos. O que me espanta é que o povo que vive e convive com a informação dentro de casa, ainda se deixa enganar por tais tubarões brancos. Até o mais famoso craque do futebol mundial, arquimilionário, doou uma fortuna para sua Igreja e está fazendo curso de Pastor. É muita estultice!

Indago; Será esse o Caminho de Deus?

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 13/08/2009
Código do texto: T1751409