Com raiva mesmo! (EC)

Pensei muito antes de escrever.Até pensei em não fazer,pois meu tempo hoje é corrido,disputado,contadinho.Mas não me causa zanga!Todos temos tempos de turbulência em casa,de enfrentar doenças,

diversidades.É assim a vida!A pessoa cresce aprendendo a dominar as zangas,as raivas,os acessos de ira,o desejo de voar no pescoço alheio...

Quando criança era muito da paz!Acreditava que o Bem vencia tudo,que o Amor seria o condutor da existência como nos filmes,

novelas,nos gibis e livros que eu lia!Não me preocupava em saber dos bastidores da engrenagem que movia nossa vida,dos golpes da política que mexiam com as relações de familiares e amigos,salário do meu pai,conteúdo da minha aprendizagem na escola.Era sonsa!O preço da comida,o que eu ouvia na rua, no rádio,as notícias que chegavam no gigante Correio do Povo,entravam e saiam pelos ouvidos com a mesma rapidez!No jornal eu procurava apenas os quadrinhos do Sofrenildo e as cruzadinhas,ignorando as fotos e fatos da época.

Não era de brigas!Mas como eu era pacífica demais,sobrava para minha irmã caçula,Su,bem mais forte e braba do que eu,tirar as "caras" para me defender.Bastava me ver lacrimosa e fungando para marcar as brigas,na saída da escola e "sentar a pua" em quem tivesse me machucado,por atos ou palavras!Eu assistia e torcia,segurando a pasta dela.Depois íamos para casa rezando para a nossa vó não perceber a sujeira do branco quarda-pó dela e nem seu cabelo despenteado (voavam grampos e botões nas lutas),pois as brigas eram de rolar no areião!Lá em casa a coisa era séria,e o castigo ou as varadas de marmelo quando aprontávamos, eram prá valer!

Hoje,agradeço a proteção da minha mana Su,mas já aprendi a me defender!Não entro em brigas ainda,evito as discussões inúteis,prefiro sempre os diálogo,a conciliação.Aprendi a vencer no argumento.

Para me causar a ira,a fúria real,aquela que dá vontade de voar no pescoço,é preciso bem mais que crises com estranhos ou familiares!Preciso de componentes de indignação total,de reconhecimento de injustiças,da covardia da violência explícita,de estupidez comprovada,

de mau-caratismo e outras mazelas que continuam a flutuar em liberdade entre o arbítrio humano!Estes ingredientes me "salgam" o fígado,o estomago,estragam o meu humor,azedam a bondade do espírito.E trazem à tona sentimentos de justiça e raiva,de tolerância zero com o tal "não dá nada mesmo","acaba tudo em pizza" enquanto outros sofrem consequências,que nem é bom comentar!

Hoje para não me zangar,não assisto noticiários na tv e nem leio os jornais todo o dia,pois,de fato,a indignação é tanta que sobra faísca até para Deus!Minha mana Su,se me defendesse ainda do que me causa tristeza,medo ou me agride,viveria exausta,escabelada,com as mãos doendo!E,seja capricho do destino,ou piada,é que ela hoje é massoterapeuta e só faz o Bem!

Tadinha!Iria cansar de distribuir tabefes por aí a fora,fazendo justiça pelas próprias mãos,como a Melissa Cadore fez com a Ivone,porque a clientela e a lista de desafetos que vejo nos noticiários seria longa!E esta maldita fila andaaaaa.....mas para uma direção que não nos tira do triste lugar de acomodados espectadores!

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Quando me Zango

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/zango.htm

Brigeth
Enviado por Brigeth em 14/08/2009
Código do texto: T1753553
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.